INDÚSTRIAMONEY
Tendência

Ações europeias sobem com recuperação de metais e alívio nos mercados globais

Mineradoras lideram ganhos após queda histórica de ouro, prata e bitcoin; bolsas reagem a acordo comercial entre EUA e Índia

As ações europeias avançaram nesta terça-feira, enquanto os mercados globais apresentavam sinais de estabilização após uma breve onda de vendas que atingiu criptomoedas e metais preciosos nos últimos dias.

Por volta das 8h35 em Londres (3h35 no horário do leste dos Estados Unidos), o índice pan-europeu Stoxx 600 operava em alta, com a maioria dos setores e todas as principais bolsas regionais em território positivo. O destaque ficou para o setor de mineração, com o índice Stoxx Basic Resources avançando cerca de 2,2%, acompanhando a recuperação dos metais preciosos após uma queda considerada histórica.

O movimento ocorre após dias de forte volatilidade nos mercados globais. Na última sexta-feira e ao longo do fim de semana, ouro, prata e bitcoin registraram quedas acentuadas, pressionando ativos de risco. Já na segunda-feira, os preços dos metais preciosos iniciaram um processo de recuperação, contribuindo para o melhor humor dos investidores.

As grandes mineradoras listadas em Londres lideraram os ganhos no início do pregão. As ações da Anglo American subiram 2,2%, enquanto Rio Tinto avançou 3,8% e Antofagasta registrou alta expressiva. Os papéis da Fresnillo dispararam cerca de 3,5%, consolidando a empresa — maior produtora de prata do mundo — como a ação de melhor desempenho do índice FTSE 100 em 2025, acumulando valorização próxima de 4,6%.

No noticiário corporativo, um juiz dos Estados Unidos decidiu na segunda-feira que a empresa dinamarquesa de energia eólica offshore Orsted pode retomar o projeto Sunrise Wind, na costa de Nova York, que havia sido interrompido durante o governo Trump. A decisão representa um revés para as tentativas da Casa Branca de barrar projetos de energia eólica, permitindo que todos os cinco empreendimentos suspensos avancem. Mesmo assim, as ações da Orsted eram negociadas com queda de cerca de 0,8%.

Nos Estados Unidos, os contratos futuros atrelados ao S&P 500 subiram na noite de segunda-feira, após as bolsas americanas iniciarem o novo mês de negociações com desempenho positivo.

Já os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta durante a madrugada, impulsionados por declarações do presidente Donald Trump, que afirmou que Estados Unidos e Índia chegaram a um acordo comercial. Segundo Trump, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi concordou em ampliar as compras de produtos americanos.

Pelos termos do acordo, a Índia também deixaria de adquirir petróleo bruto da Rússia, passando a comprar mais dos Estados Unidos e, possivelmente, da Venezuela. Após os comentários, feitos em publicação na rede Truth Social, o principal índice da bolsa indiana, o Nifty 50, subiu cerca de 5% na abertura desta terça-feira.

Na agenda europeia do dia, investidores acompanham os resultados da Publicis, além da divulgação de dados econômicos como a inflação da França e os números de desemprego da Espanha.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo