INDÚSTRIA
Tendência

Congresso de Inovação da Indústria 2026 abre inscrições e debate transição ecológica e digital em São Paulo

Evento gratuito acontece nos dias 25 e 26 de março no WTC São Paulo e reúne CNI, Sebrae, SESI, SENAI e IEL para discutir inovação, sustentabilidade e tecnologias digitais

As inscrições para a 11ª edição do Congresso de Inovação da Indústria estão oficialmente abertas. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de março, no World Trade Center (WTC), em São Paulo, e é considerado um dos principais encontros de inovação industrial da América Latina. A iniciativa é da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e conta com a correalização do Sistema Indústria — formado por CNI, SESI, SENAI e IEL — além do Sebrae.

Com foco no fortalecimento do ecossistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), o Congresso busca estimular a articulação entre os setores público e privado, além de apresentar soluções inovadoras desenvolvidas pela indústria nacional. Nesta edição, o tema central será Transição Ecológica e Digital, abordando como práticas sustentáveis podem ser integradas às tecnologias digitais para impulsionar a competitividade. O evento também irá reconhecer empresas, ecossistemas e pesquisadores por meio do Prêmio Nacional de Inovação.

Gratuito, o Congresso é voltado a lideranças empresariais, especialistas, pesquisadores, startups, empresas e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), reunindo atores do ecossistema público e privado de inovação.

Segundo Jefferson Gomes, diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI, a principal novidade deste ano é a realização do Congresso após a Jornada Nacional de Inovação da Indústria, iniciativa inédita que percorreu o país ao longo de nove meses. “Em parceria com o Sebrae, visitamos as cinco regiões do Brasil para ouvir diretamente dos empresários quais são os principais desafios e oportunidades para inovar, além de mapear soluções e deep techs nacionais”, destacou.

Para Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional, a Jornada permitiu transformar demandas reais do setor produtivo em uma agenda prática. “O objetivo é ampliar o acesso à tecnologia, acelerar a digitalização, aumentar a eficiência produtiva e incorporar a sustentabilidade como diferencial competitivo. Nesse cenário, deep techs e a bioeconomia assumem papel central ao conectar ciência, mercado e inovação de alto impacto”, afirmou.

Resultados da Jornada Nacional de Inovação em destaque

Iniciada em julho, a Jornada Nacional de Inovação da Indústria funciona como uma caravana regional que já realizou 36 encontros nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Atualmente, a iniciativa passa pelo Sudeste e será concluída no Norte, em março. Ao todo, os resultados dos 48 encontros serão apresentados durante o 11º Congresso.

A partir de escuta ativa e debates entre representantes da indústria, deep techs, pesquisadores, ICTs e órgãos governamentais, CNI e Sebrae irão apresentar um panorama dos principais desafios e oportunidades da inovação tecnológica no Brasil.

Além desse diagnóstico, o Congresso contará com painéis e debates com especialistas e empresários do Brasil e do exterior, discutindo políticas públicas e estratégias empresariais voltadas à transição ecológica e digital. A programação completa será divulgada nos canais oficiais da CNI e do Sebrae.

O 11º Congresso de Inovação da Indústria tem patrocínio da Embrapii, do Grupo Boticário e da Bosch.

Serviço
Evento: 11º Congresso de Inovação da Indústria
Data: 25 e 26 de março
Local: WTC São Paulo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo