Apps & FerramentasNews
Tendência

Linux 6.19 RC6 é lançado e Linus Torvalds indica cronograma estendido para versão final

Kernel deve ter oito versões Release Candidate, com lançamento estável previsto para 8 de fevereiro

O Linux 6.19 recebeu nesta segunda-feira (19) mais uma versão Release Candidate. A RC6 já está disponível para download e trouxe uma mudança importante no cronograma de desenvolvimento da versão final do kernel.

O criador do sistema operacional, Linus Torvalds, indicou que o ciclo do Linux 6.19 deve contar com mais duas versões beta, totalizando oito edições Release Candidate — uma a mais do que o padrão adotado tradicionalmente. Apesar da confirmação agora, essa extensão do calendário já era considerada desde a liberação da primeira RC, em meados de dezembro do ano passado. Com isso, a previsão para o lançamento da versão estável do kernel foi ajustada para o dia 8 de fevereiro.

Entre as principais novidades do Linux 6.19 RC6 estão correções para falhas envolvendo USB 2.0 e USB 3.0 em computadores Mac equipados com chips Apple M1 e M2. A atualização também resolve problemas em drivers gráficos e traz ajustes específicos para o ASUS ROG Ally X, além de melhorias de compatibilidade em notebooks mais recentes, incluindo modelos com processadores da família Intel Panther Lake.

Após a liberação da versão final do Linux 6.19, a equipe responsável pelo desenvolvimento do kernel deve direcionar seus esforços para o próximo ciclo, que pode resultar no Linux 6.20 ou, eventualmente, no início do desenvolvimento do Linux 7.0.

Vale lembrar que, na última sexta-feira (16), uma das distribuições Linux mais populares, o Ubuntu, teve o suporte oficial da versão 25.04 encerrado em função do fim do seu ciclo de vida, reforçando a importância de manter sistemas atualizados com versões suportadas do kernel e das distribuições.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo