ColunistasNews
Tendência

A cultura da privacidade: por que é essencial para as empresas na era digital?

Por Angélica Teixeira

Vivemos na era digital, e os dados são considerados o “novo petróleo”. Isso significa que os dados se tornaram o ativo mais valioso no ambiente corporativo, pois informação é poder.

Empresas coletam, processam e armazenam informações diariamente, e isso traz grandes responsabilidades. Leis como a LGPD, no Brasil, e o GDPR, na Europa, reforçam a necessidade de proteger os dados pessoais, mas ir além da conformidade legal é essencial.

Por isso, é fundamental que as empresas incorporem a cultura da privacidade no seu dia a dia. Possuir um conjunto de valores e boas práticas que os colaboradores cultivem como hábito evitará muitos problemas.

A cultura da privacidade vai muito além de políticas e documentos. É necessário que os colaboradores vivam essa cultura de tal forma que ela se torne automática, como o hábito de escovar os dentes ou beber água, por exemplo.

Mas qual é a forma de construir e manter viva a cultura da privacidade no ambiente corporativo?

Por meio de programas de treinamento para colaboradores, da revisão de processos e do gerenciamento de riscos. Nesse contexto, o Encarregado de Dados – DPO – tem papel fundamental, pois é ele quem ministra treinamentos, mapeia e revisa processos, gerencia riscos e indica à Alta Gestão as ações para mitigá-los.

Também é imprescindível que a Alta Gestão esteja engajada nessa questão e monitore a adoção das boas práticas pelos colaboradores. Só assim desafios como a resistência à mudança e a falta de conhecimento serão superados.

A privacidade não pode mais ser tratada como assunto secundário pelas empresas, haja vista os riscos reais de ataques cibernéticos e vazamentos de dados, aos quais estão expostas todos os dias. Empresas com uma cultura de privacidade forte reduzem sensivelmente esses riscos.

Por outro prisma, os benefícios experimentados pelas empresas que investem na cultura da privacidade são inúmeros, tais como: aumento da confiança do cliente, vantagem competitiva e destaque no mercado, elevando seu valor reputacional.
Portanto, em um mercado cada vez mais consciente e exigente, a privacidade passou a ser um diferencial estratégico.

Angélica Teixeira

Ajuda empresas a estarem em conformidade com a LGPD. DPO Certificada ITCERTS, LGPD, Gestora de Privacidade, Advogada Cível/Empresarial, Direito Digital, Compliance, e Co-Founder Grupo G20-Proteção e Privacidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo