NewsRedes Sociais
Tendência

China cobra cumprimento de leis e diálogo com EUA sobre transferência das operações do TikTok

Governo chinês defende solução equilibrada e ambiente de negócios justo para empresas chinesas nos Estados Unidos

O governo da China afirmou que espera que as empresas envolvidas encontrem alternativas que estejam em conformidade com as leis e regulações chinesas, ao mesmo tempo em que considerem os interesses de todas as partes. A declaração foi feita nesta quinta-feira (25) por um porta-voz do Ministério do Comércio, ao comentar as discussões sobre a possível transferência das operações do TikTok nos Estados Unidos.

Na semana passada, a ByteDance, empresa chinesa controladora do TikTok, firmou acordos considerados vinculantes para repassar o controle das operações do aplicativo de vídeos curtos no mercado norte-americano a um consórcio de investidores dos EUA, entre eles a Oracle. O movimento é visto como um passo relevante para evitar a suspensão das atividades da plataforma no país.

Durante coletiva com jornalistas, o porta-voz He Yongqian destacou que Pequim espera uma postura colaborativa por parte dos Estados Unidos. Segundo ele, é fundamental que o governo norte-americano honre seus compromissos e assegure um ambiente de negócios “justo, aberto, transparente e não discriminatório”, permitindo a continuidade e a estabilidade das operações de empresas chinesas em território americano.

Atualmente, o prazo para um eventual banimento do TikTok nos EUA está fixado em 23 de janeiro, após uma prorrogação assinada pelo presidente Donald Trump em setembro. A medida adiou a data-limite para a conclusão do acordo que prevê a venda de 80% dos ativos do TikTok nos Estados Unidos a uma empresa ou grupo aprovado pelo governo norte-americano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo