
A Vivo anunciou, em 19 de novembro de 2025, a expansão da solução Agro Cobertura nas áreas agrícolas e industriais da Bevap, no noroeste de Minas Gerais. A nova infraestrutura adiciona quatro sites com operação em 700 MHz e 1800 MHz, elevando a cobertura 4G para até 30,4 mil hectares. A fase técnica e operacional está em andamento, com início da oferta comercial previsto para o começo de 2026.
A parceria entre as empresas começou em 2023, quando foi ativado o primeiro site voltado à unidade industrial da Bevap. Agora, a cobertura avança para as áreas de plantio, permitindo maior digitalização das operações agrícolas e integração de tecnologias de precisão.
Segundo a Vivo, a conectividade permitirá o uso ampliado de smartphones, computadores de bordo, sistemas de telemetria, irrigação, sensores agrícolas e automação de máquinas.
Para Sandro Bizi, gerente de tecnologia da Bevap, essa evolução é estratégica para o controle operacional. Ele destaca que 100% das áreas da empresa já contam com pivôs inteligentes, e a conectividade será essencial para monitoramento e tomada de decisão baseada em dados e inteligência artificial.
A expansão também beneficiará moradores de regiões próximas às áreas produtivas da Bevap, incluindo Natalândia, Dom Bosco, Brasilândia de Minas, Lagoa Grande, Paracatu e João Pinheiro, que somam mais de 170 mil habitantes. Escolas e unidades de saúde poderão ser beneficiadas com novas opções de conectividade após a ativação total dos sites.
Rede inclui LTE-M e NB-IoT para telemetria e sensoriamento remoto
Além do 4G, a operação contará com LTE-M, indicado para aplicações móveis como telemetria de tratores, caminhões e colhedoras. A infraestrutura também incorporará NB-IoT, voltado a sensores estáticos que monitoram umidade do solo, incidência solar, temperatura e condições climáticas.
A Vivo também oferecerá consultoria e suporte especializado em cobertura rural. Karina Baccaro, diretora de Marketing e Operações B2B da operadora, reforça que a iniciativa fortalece a digitalização do agronegócio e viabiliza o uso de soluções que dependem de dados em tempo real.



