CiberSegurançaNews
Tendência

Grupo Everest ameaça divulgar 266 GB de dados de prestadora da Petrobras; estatal nega invasão

Ciberataque coloca Petrobras sob alerta com possível vazamento de dados sigilosos

No dia 14 de novembro, o Grupo Everest anunciou ter comprometido sistemas da SA Exploration, empresa que presta serviços à Petrobras, afirmando ter obtido dois grandes conjuntos de dados com informações consideradas sensíveis. Em sua página na Dark Web, os criminosos divulgaram um cronômetro com o aviso de que “um representante da companhia deve seguir as instruções para nos contatar antes que o prazo expire”. A Petrobras, no entanto, afirma que não houve invasão em seus sistemas internos.

Segundo a publicação dos invasores, o suposto vazamento envolve dois pacotes de informações: um arquivo de 90 GB contendo dados apenas da Petrobras e outro maior, com 176 GB, englobando também registros da SA Exploration. As postagens incluem descrições do material obtido e imagens como suposta comprovação.

Parte do conteúdo relacionado à Petrobras se refere a pesquisas sísmicas na Bacia de Campos, localizada a cerca de 100 quilômetros de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O caso chama ainda mais atenção porque, no mesmo dia em que o prazo imposto pelo grupo foi divulgado, a Petrobras anunciou a descoberta de petróleo na região.

Ao TecMundo, a Petrobras nega invasão de seus sistemas internos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo