AWS amplia presença no México e acelera a adoção de GenAI, modernização e inovação na nuvem
Nova região fortalece ecossistema local e aumento de casos de uso de GenAI já mostra resultados com ganhos de produtividade e eficiência entre fornecedores

A expansão da Amazon Web Services (AWS) no México marca um ponto de inflexão na transformação digital do país. A nova região inaugurada em 2025, composta por três zonas de disponibilidade, já movimenta o mercado local, especialmente entre as instituições financeiras e fintechs. Essas organizações estão aproveitando a infraestrutura nacional para otimizar desempenho e eficiência, ao mesmo tempo em que asseguram conformidade com as exigências de residência de dados.
De acordo com a segunda edição do estudo ISG Provider Lens™ AWS Ecosystem Partners – México, produzido e distribuído pela TGT ISG, a infraestrutura necessária para garantir continuidade de negócios, resiliência e segurança operacional. Mas o impacto vai além da capacidade técnica: o movimento está catalisando uma nova onda de inovação, modernização e adoção de inteligência artificial generativa (GenAI) em empresas mexicanas de todos os portes.
“A região da AWS no México permite que empresas altamente reguladas alcancem maior eficiência operacional e atendam aos requisitos legais e de soberania de dados”, destaca Adriana Frantz, lead analyst da TGT ISG e autora do estudo. De acordo com o relatório, a inteligência artificial generativa deixou de ser uma aposta conceitual para se tornar o principal eixo de diferenciação e inovação entre os parceiros da AWS no México. O estudo mostra que a maioria dos fornecedores locais já estrutura seus investimentos e planos estratégicos em torno da GenAI, apoiada em serviços como o Amazon Bedrock, plataforma que oferece acesso a diversos modelos fundacionais, incluindo Amazon Titan e Amazon Nova.
“O aumento expressivo de casos de uso mostra que a GenAI começa a ser incorporada de forma consistente em processos críticos, redesenhando fluxos de trabalho e gerando ganhos reais de produtividade e eficiência”, aponta a autora. Outro ponto de destaque é o avanço dos agentes de IA, identificados como uma nova fronteira de automação e inteligência. Esses agentes devem expandir interações inteligentes e experiências personalizadas, reforçando a competitividade das empresas mexicanas.
O estudo também revela que o movimento de modernização tecnológica está ganhando força. Embora a abordagem lift-and-shift ainda seja comum, cresce o número de empresas que priorizam modernizações nativas na AWS, buscando agilidade e resiliência em um ambiente regulatório dinâmico. A ampliação de serviços voltados ao DevOps, conteinerização e orquestração via Amazon Elastic Kubernetes Service (EKS) demonstra o amadurecimento do ecossistema. Essa transição permite acelerar o desenvolvimento de aplicações modernas e aumentar a capacidade de inovação em setores como finanças, manufatura e varejo.
“Grandes corporações mexicanas estão combinando diferentes fornecedores para aumentar flexibilidade e poder de negociação, enquanto empresas de médio porte mantêm foco em uma única nuvem para otimizar custos e reduzir complexidade”, explica Adriana. Com a expansão desse modelo multicloud, cresce também a demanda por serviços gerenciados, fundamentais para lidar com múltiplos padrões tecnológicos, APIs e políticas de segurança, com o modelo de segurança Zero Trust se consolidando como padrão, junto com medidas de conformidade mais robustas
“Os fornecedores locais estão aprimorando processos e suporte especializado para maximizar o valor que as organizações extraem de cada nuvem. A integração de FinOps com IA vem ampliando a eficiência da gestão financeira e ajudando empresas a equilibrar desempenho e sustentabilidade econômica”, finaliza.



