IA & InovaçãoNews
Tendência

Nokia, Nvidia e Indosat inauguram centro de pesquisa em IA para redes 5G na Indonésia

Parceria entre as gigantes da tecnologia busca desenvolver redes móveis integradas à inteligência artificial, com foco em eficiência, desempenho e expansão da conectividade inteligente.

A Nokia, a Nvidia e a operadora Indosat Ooredoo Hutchison anunciaram a criação de um Centro de Pesquisa em IA para Redes de Telecomunicações (AI-RAN) na Indonésia — a primeira colaboração do tipo entre as empresas na Ásia. A iniciativa marca a primeira fase de uma parceria apresentada no MWC 2025 e tem como objetivo integrar inteligência artificial à infraestrutura de rede, combinando as tecnologias RAN da Nokia, as plataformas de computação acelerada da Nvidia e a rede da Indosat.

O novo centro permitirá o desenvolvimento de aplicações de RAN definidas por software com suporte a IA, utilizando a infraestrutura da AI Factory da Indosat — já equipada com tecnologia Nvidia. Essa estrutura funcionará como um hub de computação distribuída, aproximando o processamento de IA dos usuários e das redes locais.

O projeto também busca aprimorar a otimização de redes sem fio orientada por IA, elevando o desempenho, a eficiência energética e a escalabilidade. Para isso, serão aplicadas técnicas de aprendizado de máquina (IA/ML) no processamento de sinais de rádio.

As cargas de trabalho serão executadas em um Nvidia Aerial RAN Computer 1 (ARC-1), com planos futuros de migração para uma implantação comercial completa de AI-RAN usando o Nvidia ARC-Pro e o software anyRAN acelerado por CUDA, recentemente lançado pela Nokia.

Com o novo centro, as três empresas pretendem criar uma Rede de IA nacional, conectando a AI Factory central da Indosat a novos hubs AI-RAN em todo o país. Esses hubs deverão hospedar diversas aplicações inteligentes, desde serviços empresariais até soluções públicas baseadas em IA.

“A AI Grid representa a maior oportunidade para as operadoras tornarem a inteligência artificial tão onipresente quanto a conectividade”, afirmou Ronnie Vasishta, vice-presidente sênior de Telecomunicações da Nvidia. “Essa nova infraestrutura AI-RAN abre espaço para inovações baseadas em IA que beneficiam consumidores e empresas, além de transformar as redes sem fio em plataformas mais eficientes e inteligentes.”

A diretora de Tecnologia e IA da Nokia, Pallavi Mahajan, reforçou que o projeto é um marco para o futuro das redes nativas de IA.

“Estamos levando a inteligência artificial às mãos de todos os indonésios. A combinação da tecnologia RAN da Nokia com a computação da Nvidia e a operação da Indosat demonstra o poder transformador da IA nas telecomunicações”, destacou.

De acordo com o presidente e CEO da Indosat, Vikram Sinha, a iniciativa fortalece a meta do país de se tornar uma das cinco maiores economias do mundo até 2045.

“Quando conectividade e computação se unem, nasce a inteligência. É isso que vai permitir desde tutores virtuais para estudantes rurais até agricultura de precisão com drones”, afirmou o executivo.

A parceria foi antecipada no Mobile World Congress (MWC), quando a Nvidia apresentou sua visão sobre a AI-RAN, destacando o potencial de longo prazo da tecnologia. A Nokia também reforçou suas ambições no setor durante o evento.

No mês anterior, a Nvidia investiu US$ 1 bilhão na Nokia, fortalecendo a cooperação estratégica entre as duas empresas e acelerando o desenvolvimento de soluções avançadas em redes inteligentes e IA aplicada às telecomunicações. O projeto com a Indosat é considerado o primeiro resultado direto dessa aliança.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo