INDÚSTRIA
Tendência

Vale revoluciona produção de aço com briquete que reduz em até 70% as emissões de carbono

Nova tecnologia da mineradora brasileira diminui drasticamente o consumo energético e posiciona o país como referência em aço sustentável.

A Vale S.A. apresentou uma nova tecnologia para a produção de aço que promete transformar o setor siderúrgico. Com o uso de um briquete de minério de ferro desenvolvido pela empresa, o processo tradicional, que opera a cerca de 1.300 °C, dá lugar a uma rota que utiliza apenas 250 °C — resultando em até 70% de redução nas emissões de carbono.

O briquete foi desenvolvido ao longo de quase 20 anos no Centro de Tecnologia de Ferrosos (CTF) da Vale e já está em produção industrial desde o final de 2023, na planta de Vitória (ES). Essa nova forma de aglomeração de minério de ferro dispensa a etapa de sinterização, altamente intensiva em energia e emissões.

A implementação da tecnologia permite não apenas uma queda expressiva no consumo térmico e nas emissões de CO₂, mas também melhora a eficiência do processo siderúrgico. A Vale pretende que esse briquete seja parte central de sua estratégia de descarbonização, alinhada às metas de zero líquido até 2050.

Com essa inovação, o Brasil tem a oportunidade de se posicionar como líder na produção de aço sustentável, atraindo investimentos e ampliando parcerias internacionais para construir megahubs de aço com baixo carbono.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vote Aqui - Prêmio CCB