AGRONews
Tendência

Tecnologia limpa revoluciona o agro brasileiro com aumento de produtividade e redução de perdas

Inovação com plasma frio e ozônio substitui produtos químicos, eleva o rendimento das lavouras e prolonga a durabilidade dos alimentos.

O agronegócio brasileiro vive uma nova fase de transformação impulsionada por tecnologias limpas que aliam sustentabilidade e eficiência produtiva. Uma das inovações em destaque, desenvolvida pela empresa Wier, utiliza plasma frio e ozônio para substituir o uso de produtos químicos no campo e em agroindústrias.

Os resultados já são visíveis: em algumas culturas, a produtividade aumentou em até 80%, enquanto as perdas na cadeia de produção foram reduzidas em até 90%.

No campo, a aplicação da ozonização tem contribuído para reduzir a incidência de pragas e doenças, melhorando o desempenho das lavouras sem necessidade de ampliar a área cultivada. Em unidades de beneficiamento de frutas, legumes e verduras, o tempo de lavagem foi reduzido pela metade, eliminando o uso de saneantes químicos e aumentando a vida útil dos alimentos em mais de 100%.

A tecnologia também tem se mostrado eficaz em câmaras frias e silos de grãos, sendo mais eficiente que os métodos tradicionais de fumigação no combate a fungos e micotoxinas. Em alguns casos, permite até a recuperação de cargas comprometidas, garantindo mais segurança alimentar.

Atualmente, mais de 100 produtores nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil já utilizam a tecnologia, registrando ganhos consistentes em produtividade, qualidade e sustentabilidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vote Aqui - Prêmio CCB