News
Tendência

Cibernauta, um movimento que une diversão, aprendizado e conscientização em segurança digital.

Educadores, Pais e filhos aprendendo segurança digital juntos: surge o projeto que transforma crianças em cibernautas

Amigos cariocas e pais de família, Daniel Meirelles e Eduardo Argollo perceberam que a segurança da informação era um desafio comum em suas casas. A partir dessa preocupação, decidiram se unir em uma missão: educar crianças sobre segurança cibernética. Para tornar o aprendizado lúdico e acessível, escolheram utilizar livros infantis como ferramenta e logo descobriram que os ensinamentos vão muito além das crianças, alcançando também adultos e idosos.

A ideia do Cibernauta começou com Daniel Meirelles, CISO (Chief Information Security Officer), que sentiu a necessidade de levar seu conhecimento para o mundo através da educação. Convidou Eduardo Argollo, que se encantou com o projeto, e juntos criaram uma iniciativa que une tecnologia, educação e segurança.

Um projeto para todas as idades

Apesar de ter nascido no universo infantil, o movimento foi pensado para todas as gerações. Enquanto as crianças aprendem os fundamentos da segurança digital desde cedo, os adultos encontram uma forma prática de dialogar sobre o tema com os filhos e ainda descobrem hábitos simples que fazem toda a diferença na proteção de suas vidas digitais.

“Os livros vão muito além do público infantil. Eles entregam ensinamentos que servem para todas as idades. Para os adultos, são uma forma didática de conversar com os filhos sobre um tema complexo. E, ao mesmo tempo, ajudam a identificar práticas que parecem bobas, mas podem trazer grandes prejuízos. Vale lembrar que boa parte da vida financeira dos brasileiros hoje está concentrada em um único celular. Qualquer descuido pode ser problemático”, explica Daniel Meirelles, especialista em tecnologia e um dos idealizadores do projeto.

Para Eduardo Argollo, gerente de projetos e pai de duas crianças, o Cibernauta tem também um propósito pessoal. Responsável pela estruturação e organização de todas as fases do projeto, ele explica como abraçou a ideia: “Quando conheci a ideia, me encantei. É uma forma de proteger nossas famílias e criar uma ponte de aprendizado entre gerações. O Cibernauta mostra que adultos e crianças podem aprender juntos de maneira leve e segura.”

Apoio especializado

O projeto também conta com o apoio de Patricia Peck, advogada, presidente do Instituto IPCD e uma das maiores especialistas em Direito Digital no Brasil. Para ela, a iniciativa é essencial:

“O projeto O Cibernauta representa uma iniciativa essencial para a promoção da cidadania digital no Brasil, ao capacitar indivíduos para uma navegação segura e ética no ambiente digital. Em um cenário cada vez mais conectado, formar cibernautas críticos e responsáveis é fundamental para fortalecer a cultura de proteção de dados, combater a desinformação e fomentar o respeito aos novos direitos digitais. A proposta contribui diretamente para o empoderamento da sociedade frente aos desafios da era digital, alinhando-se aos princípios do Direito Digital e à construção de um ecossistema tecnológico mais justo e inclusivo.”

Primeira obra da coleção

O primeiro livro aborda o tema das senhas, mostrando seus impactos, riscos e a importância de utilizá-las corretamente. Na narrativa, os heróis enfrentam situações do cotidiano e apresentam soluções simples, colocando em prática conceitos básicos para criar senhas seguras. De forma leve e prática, a obra ensina qualquer pessoa, seja criança, adulto ou idoso, a construir senhas fortes, transformando conhecimento técnico em aprendizado acessível para todas as idades.

Apoio de influenciadora famosa

O projeto também chamou a atenção da influenciadora Suzana Werner, que replicou um story do Cibernauta em seu Instagram oficial, ajudando a divulgar a iniciativa para milhares de seguidores e fortalecendo o alcance da mensagem sobre segurança digital.

Sobre os idealizadores

Daniel Meirelles iniciou sua trajetória aos 16 anos ensinando crianças e adultos a usar computadores. Hoje, é especialista em tecnologia e cibersegurança, com experiência em grandes instituições e formação internacional. Seu propósito é transformar conhecimento técnico em aprendizado acessível para famílias e futuras gerações.

Eduardo Argollo é economista e pai de duas crianças, responsável pela estruturação e organização de todas as fases do projeto, além de trazer sensibilidade e empatia para tornar os conceitos de segurança digital claros e aplicáveis no dia a dia.

Mais do que uma coleção de livros, o Cibernauta é um movimento que conecta educação, tecnologia e afeto, preparando todas as gerações para viver de forma mais segura no mundo digital.

Conheça mais do projeto pelas redes:

Instagram: ocibernauta_

Site: ocibernauta.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Vote Aqui - Prêmio CCB