
O conglomerado de mídia Warner Bros. Discovery confirmou que está avaliando a venda de algumas ou todas as suas divisões, em um processo de revisão de “alternativas estratégicas” para o futuro da companhia. O anúncio foi feito pelo quadro de diretores da empresa e inclui a análise de ofertas tanto pela companhia completa quanto apenas pela Warner Bros., considerada a divisão mais valiosa.
Segundo o CEO David Zaslav, o movimento é natural diante do crescente reconhecimento do valor do portfólio da companhia.
“Não é surpresa que o valor significativo do nosso portfólio esteja recebendo cada vez mais reconhecimento no mercado. Após o interesse de diversas partes, iniciamos uma revisão abrangente de alternativas estratégicas para identificar o melhor caminho a seguir”, afirmou Zaslav.
Três caminhos possíveis para o futuro da Warner Bros. Discovery
O destino do conglomerado deve seguir uma destas alternativas:
-
Separação planejada: dividir a companhia em duas, mantendo o controle atual, com uma unidade contendo a Warner Bros. e outra os ativos da Discovery Global;
-
Venda total: negociar toda a empresa, incluindo estúdios, canais de TV e plataformas de streaming, com um único comprador ou grupo de investidores;
-
Fusão parcial ou venda separada: realizar a separação e vender partes distintas, como a Warner Bros. para um grupo e a Discovery Global para outro, ou manter apenas a Discovery.
Até meados de 2026, a Warner Bros. Discovery seguirá com os planos de separação já anunciados, mas não há prazo definido para decisão sobre a venda nem garantia de que haverá aquisição por outra companhia.
Interesse de grandes players do mercado
O setor de mídia global já manifestou interesse. A oferta da Paramount Skydance foi rejeitada, enquanto empresas como Netflix e a gigante Comcast, dona da NBCUniversal, estariam entre os possíveis compradores.
O anúncio impulsionou as ações da companhia, que subiram mais de 11% nas horas seguintes à divulgação do comunicado.
Portfólio estratégico da Warner Bros. Discovery
Antes da separação, o conglomerado inclui marcas de peso no entretenimento e informação:
-
CNN
-
HBO e HBO Max
-
Warner Bros. Studios
-
Warner Bros. Games
-
TNT, Cartoon Network e DC Comics
-
Discovery
Recentemente, a HBO Max anunciou aumento da mensalidade para assinantes nos Estados Unidos, reforçando a relevância e monetização do portfólio da companhia.