AGRONews
Tendência

Empresária Goiana Nathália Secco Conquista Prêmio Internacional em Agtech e Destaca Inovação Brasileira

CEO da Orchestra Innovation Center é premiada no Summit Global Women in Agritech na Bélgica, reforçando sustentabilidade, tecnologia e liderança feminina no agronegócio.

A empresária goiana Nathália Secco, 34 anos, CEO da Orchestra Innovation Center e fundadora da Orchestra Ventures, em Rio Verde (GO), conquistou um título inédito para o Brasil no prestigiado Summit Global Women in Agritech (GWIA), realizado em setembro na cidade de Antoing, na Bélgica. O evento contou com a presença de figuras como o príncipe Édouard de Ligne-La Trémoïlle e a princesa Isabella Orsini de Ligne-La Trémoïlle.

O GWIA, criado em 2019 no Canadá, é uma cúpula internacional que valoriza mulheres líderes em tecnologia agrícola, promovendo inovação, sustentabilidade e networking global. Nathália foi convidada pessoalmente pela fundadora do evento, Sâadia Lakehal, para participar e representar o Brasil em um painel sobre agtech.

Formada em Música pela Universidade Federal de Goiás, Nathália migrou da carreira de cantora lírica para o setor de inovação agrícola. Em 2019, fundou a Orchestra Innovation Center, a primeira aceleradora de agro de Goiás voltada à tecnologia. Em 2022, criou a Orchestra Ventures, investindo em agtechs brasileiras por meio de um fundo de R$ 6 milhões, com aporte próprio, de empresas parceiras e produtores rurais.

Para aprimorar sua atuação, Nathália se especializou como Venture Capital Executive pela UC Berkeley e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Antes disso, liderou projetos de inovação na empresa agrícola de sua família, a Fertiverde, e já recebeu reconhecimento da Forbes como uma das 20 mulheres mais inovadoras em agtech, além de figurar no Forbes Under 30 em 2020.

No GWIA, Nathália destacou a sustentabilidade do agro brasileiro, mostrando que produtores nacionais adotam soluções como biológicos e cuidado com o solo, mas que ainda carecem de incentivos financeiros. Ela reforçou a importância de conciliar viabilidade econômica e práticas sustentáveis.

A atuação da Orchestra Innovation Center já impactou cerca de 200 mil hectares nas culturas de soja, milho, cana e algodão no sudoeste goiano, com aumento de produtividade de 3 a 8 sacas de 60 kg por hectare e redução média de 40% nos custos de herbicidas graças a tecnologias de pulverização e bioinsumos. Startups do grupo chegaram a triplicar o faturamento em seis meses.

Em paralelo, Nathália busca expandir o modelo de negócios da Orchestra Ventures para Orlando, EUA, criando um ecossistema de investimentos mais diversificado e captando capital brasileiro para atuar em venture capital em agrifoodtechs e no mercado imobiliário da Flórida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo