News
Tendência

Asteroide 2025 TP5 passa próximo da Terra: veja distância, tamanho e riscos

Asteroide de 16 metros passa a 25% da distância lunar; NASA monitora rochas espaciais para garantir segurança da Terra.

Uma rocha espacial recém-identificada, o asteroide 2025 TP5, passou com segurança perto da Terra nesta quarta-feira (15), a uma distância menor que a da Lua. O corpo celeste alcançou cerca de 97 mil quilômetros do planeta, equivalente a 25% da distância média lunar, com o ponto de maior aproximação registrado às 17h09 (horário de Brasília).

Segundo o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, mesmo com parte do governo dos EUA paralisada, atividades essenciais, como o monitoramento de asteroides potencialmente perigosos, seguem em operação. Após passar pela Terra, o 2025 TP5 seguiu em direção à Lua, devendo se aproximar a 120 mil km da superfície lunar nesta quinta-feira (16).

Com cerca de 16 metros de diâmetro, o asteroide tem tamanho comparável ao meteoro de Chelyabinsk, que explodiu sobre a Rússia em 2013 causando uma forte onda de choque. Apesar da proximidade, o 2025 TP5 não oferecia risco de impacto, sendo monitorado apenas por precaução.

Passagens próximas da Terra acontecem com frequência

O asteroide já havia passado perto da Terra em 1979, mas foi identificado apenas na terça-feira (13), às 5h07, pelo sistema ATLAS, composto por quatro telescópios no Havaí, operado pela Universidade do Havaí e financiado pela NASA. A descoberta foi divulgada pelo Minor Planet Center, órgão da União Astronômica Internacional responsável por catalogar novos corpos celestes.

Graças à tecnologia de rastreamento espacial, astrônomos afirmam que não há risco imediato de colisões com grandes asteroides até o fim deste século. No entanto, passagens próximas acontecem com certa regularidade. Há duas semanas, outro pequeno asteroide passou tão próximo da Terra que atingiu a altitude da Estação Espacial Internacional (ISS), também sem oferecer perigo.

Asteroide Psyche: o “mais valioso do espaço”

Um estudo recente publicado no Journal of Geophysical Research: Planets revelou detalhes sobre o asteroide Psyche, localizado no cinturão principal entre Marte e Júpiter. De aparência irregular, semelhante a uma batata metálica, Psyche reflete quase um terço da luz solar recebida, sendo pelo menos duas vezes mais brilhante que a maioria dos asteroides conhecidos.

Estima-se que os metais presentes em Psyche possam ter um valor superior a US$ 100 quintilhões, tornando-o o corpo celeste mais “valioso” do espaço.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo