
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, às 0h32 desta terça-feira (14), uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Segundo o ONS, o problema começou com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e causando a abertura da interligação entre as regiões. Naquele momento, a Região Sul exportava cerca de 5 mil MW para o Sudeste/Centro-Oeste.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou que a falha gerou um efeito em cadeia, provocando cortes programados de carga em alguns estados, e reforçou que não se tratou de falta de energia, mas de problema na infraestrutura de transmissão.
O ministério acionou um grupo especial de resposta rápida, envolvendo ONS e Aneel, e conseguiu restabelecer 100% da energia em todas as regiões em até 1h30min. Na Região Sul, a recomposição total ocorreu em aproximadamente 2h30min.
O ministro destacou a robustez do sistema elétrico brasileiro:
“Não é falta de energia. Hoje temos muita energia, e o episódio mostra a capacidade de resposta do sistema frente a problemas de transmissão.”
De acordo com o ONS, a interrupção afetou cerca de 1,6 mil MW na Região Sul, 1,9 mil MW no Nordeste, 1,6 mil MW no Norte e 4,8 mil MW no Sudeste. Assim que identificado, o problema foi tratado com ação conjunta entre os agentes do setor, garantindo o retorno seguro da energia.
Uma reunião com os principais agentes envolvidos já está programada para hoje, e outra, chamada Análise Preliminar da Perturbação, ocorrerá até sexta-feira (17), para avaliar o incidente e definir medidas preventivas.