
Oracle, Silver Lake e MGX de Abu Dhabi serão os principais investidores nos negócios do TikTok nos Estados Unidos, segundo fontes da CNBC. As três entidades devem controlar cerca de 45% do TikTok USA, enquanto a ByteDance, controladora chinesa da plataforma, manterá 19,9%. Os 35% restantes ficarão com investidores da ByteDance e novos detentores.
O presidente Donald Trump assinará uma ordem executiva apoiando o acordo, permitindo que o aplicativo continue funcionando no país. A ByteDance enfrentava um ultimato sob uma lei federal que exigia a venda das operações americanas ou o encerramento do aplicativo nos EUA, devido a preocupações de segurança nacional relacionadas ao algoritmo de conteúdo da plataforma.
Na semana passada, Trump prorrogou o prazo de desinvestimento para 16 de dezembro. O bilionário republicano ressaltou a importância do TikTok em suas campanhas políticas, enquanto investidores como Jeff Yass, da Susquehanna, também mantêm participação na ByteDance e em empresas de mídia social ligadas a Trump.
Investidores da ByteDance, incluindo General Atlantic, Susquehanna e Sequoia, devem aportar capital na nova joint venture TikTok USA. O acordo não envolve participação acionária do governo federal, nem a chamada “golden share”. O conselho da empresa será predominantemente americano, e a Oracle será responsável pela supervisão das operações de segurança do aplicativo.
Trump ainda mencionou que Rupert Murdoch, seu filho Lachlan Murdoch, Larry Ellison (CEO da Oracle) e Michael Dell (CEO da Dell Technologies) podem ter papéis estratégicos na nova estrutura do TikTok nos Estados Unidos.