EconomiaNews
Tendência

Banco Central define regras para o PIX Parcelado e amplia opções de crédito

O Banco Central deve anunciar ainda em setembro as regras oficiais para o funcionamento do PIX Parcelado, modalidade já oferecida por alguns bancos e fintechs. A iniciativa busca padronizar o serviço, oferecendo mais transparência e segurança aos consumidores.

Como funciona o PIX Parcelado

Diferente do PIX tradicional, o parcelamento estará disponível apenas para clientes com crédito pré-aprovado, exigindo bom histórico financeiro. A proposta visa ampliar o uso do PIX no varejo, permitindo que o comerciante receba o pagamento à vista, enquanto o consumidor quita o valor em parcelas mensais com juros, conforme condições do banco.

O processo é simples:

  1. O cliente utiliza sua linha de crédito aprovada para efetuar o pagamento via PIX.

  2. O valor é creditado imediatamente na conta do recebedor.

  3. O cliente paga o valor em parcelas mensais acrescidas de juros.

Público-alvo e critérios de acesso

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o PIX Parcelado não será destinado a pessoas fora do sistema financeiro, mas sim a clientes já bancarizados. O acesso dependerá de fatores como:

  • Score de crédito positivo;

  • Relacionamento prévio com a instituição financeira;

  • Comprovação de renda.

Desde a criação do PIX, cerca de 70 milhões de brasileiros passaram a usar serviços financeiros. Com o PIX Parcelado, parte desses usuários terá novas alternativas de crédito — ao mesmo tempo em que aumenta a necessidade de atenção ao risco de endividamento, especialmente em períodos de juros elevados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo