Negócios
Tendência

Recorde de R$ 9,38 bi na última Black Friday traz novas perspectivas para mega liquidação em 2025 com tecnologia e IA

Recorde de R$ 9,38 bi na última Black Friday traz novas perspectivas para mega liquidação em 2025 com tecnologia e IA

A Black Friday de 2024 teve o maior faturamento alcançado desde 2020 com o total de R$ 9,38 bilhões, tanto no e-commerce quanto no varejo físico, superando em R$ 4,15 bilhões o resultado atingido no ano de 2023. Impulsionado por pagamentos de benefícios, como o décimo terceiro e pela maior adesão dos consumidores (44% em 2024 comparados a 29% em 2023), a projeção para a mega liquidação, segundo a Associação Brasileiro de Comércio Eletrônico (ABComm), é de R$ 13,34 bilhões. Para dar conta do volume massivo de transações e garantir que grandes empresas como, por exemplo, Americanas, Três Corações, Electrolux, Britânia, Livelo, Sony e Midea operem sem problemas em períodos desafiadores como a Black Friday, a integração de sistemas com IA e agentes inteligentes traz a potencialização de resultados dentro do negócio de maneira rápida, eficiente e incomparável em relação ao trabalho operacional.

Mais de 13 milhões de integrações iniciadas via API (Interface de Programação de Aplicações, em PT), 65 milhões de processos bem-sucedidos, 800 milissegundos de tempo médio de resposta, 99,99% de disponibilidade da plataforma e mais de R$ 300 milhões em pedidos transacionados – esses são alguns números levantados apenas em operações integradas pela empresa Jitterbit Brasil na Black Friday do ano passado. A companhia é responsável pela integração de sistemas com processamento de dados e transações de grandes marcas do varejo, como as já mencionadas.

A implementação de plataformas que incorporam a inteligência artificial e os agentes de IA vem revolucionando os negócios, principalmente o varejo e o e-commerce, possibilitando processos mais fluidos que combinam monitoramento em tempo real e aprendizado adaptativo, criando um ecossistema tecnológico capaz de escalar conforme a demanda, sem comprometer a experiência do consumidor. Ao gerenciar tarefas complexas como a orquestração de estoques, a automação do ciclo de pedidos, a escalabilidade da infraestrutura e a prevenção de fraudes, esses agentes atuam estrategicamente evitando fricções, erros, custos adicionais, conectando e otimizando todas as etapas ao longo da jornada de compra.

Marcos Oliveira, Global Software Engineer Manager da Jitterbit, explica que a integração de sistemas de automação realizada em clientes da companhia na Black Friday de 2024 impactou no sucesso das vendas. “Ao adotar soluções que integram os agentes de IA de forma nativa ou customizável em suas plataformas, as empresas conseguiram construir uma base tecnológica ágil, inteligente e preparada, garantindo maior estabilidade nas operações e êxito nas transações. Além disso, foi possível gerar maior rentabilidade e aumento das conversões, o que traduz a consolidação de uma nova era para o varejo”, finaliza.

 

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo