
Depois dos sucessos Cine Holliúdy, O Shaolin do Sertão e O Cangaceiro do Futuro, a dupla Edmilson Filho e Halder Gomes está de volta em C.I.C. – Central de Inteligência Cearense, uma nova produção que mistura comédia, romance e muita ação. O filme acompanha Wanderley, também conhecido como Agente Karkará, um agente secreto responsável por combater os criminosos mais perigosos do mundo.
Quando um projeto ultrassecreto é roubado dos governos do Brasil, Argentina e Paraguai, Karkará precisa usar todas as suas habilidades para recuperar a fórmula antes que caia em mãos erradas.
Além da dupla já consagrada, o longa conta com um elenco de peso, incluindo Alana Ferri, Gustavo Falcão, Nill Marcondes, Monique Hortolani, Tóia Ferraz e André Segatti.
Filmado no Ceará, com alma internacional
Apesar de a história se passar em diversas partes do Brasil, Argentina e Paraguai, toda a produção foi realizada no estado do Ceará.
Paris Entretenimento se associou a produção cuidando da distribuição e divulgação do filme.
De James Bond a Karkará: o 007 cearense?
Questionado sobre a comparação com o espião britânico, Edmilson Filho brinca:
“Muito melhor, porque ele não teve tantos recursos como o 007 teve! O Karkará é nosso e temos sempre que valorizar o que é da gente. Então, o Karkará vai ser o melhor agente secreto de todos que já existiram”.
Uma parceria que já virou irmandade
Halder e Edmilson já colecionam uma série de sucessos juntos, e essa parceria se apoia em mais de 30 anos de convivência. Halder relembra:
“O Edmilson começou nas artes marciais lá na minha academia, quando ainda era adolescente. Foram muitas competições, treinos, viagens… Isso criou uma irmandade e uma afinidade muito grande. A gente conhece profundamente as capacidades um do outro”.
Edmilson também compartilhou um pouco dos bastidores da relação entre os dois:
“Às vezes ele está me dirigindo e diz: ‘Lembra daquele dia que a gente passou por isso e aquilo? Então, quero que você faça daquele jeito’. Isso mostra a química que temos entre direção e atuação. Eu confio muito no olhar dele”.
Alana Ferri vive a agente argentina Micaela
A atriz Alana Ferri interpreta Micaela, uma agente argentina que se junta a Karkará para impedir que a arma secreta seja utilizada — tão secreta que nem os próprios bandidos sabem do que se trata.
Na filmagem Micaela invade a sede da R.O.L.A. (uma organização criminosa sul-americana) e mantém a líder do grupo, Carola (Tóia Ferraz), como refém.
Para dar vida à personagem, Alana mergulhou em filmes e séries de ação espanholas, além de ter viajado para a Argentina para se familiarizar com os trejeitos e o sotaque locais:
“Esse nosso filme tem muitas nuances: tem comédia, ação, romance… tudo que a gente gosta. E a Micaela, pra mim, é a personagem que mais transita em tudo isso”, destacou a atriz.
Espionagem com sotaque e identidade brasileira
C.I.C. – Central de Inteligência Cearense se propõe a romper paradigmas do cinema nacional, mostrando que o Brasil também pode fazer grandes filmes de ação com cenas bem coreografadas e efeitos visuais marcantes — sem abrir mão da identidade e do humor brasileiro.
O diretor Halder Gomes explica que a intenção não era fazer uma paródia, mas sim criar um universo próprio de espionagem com elementos regionais:
“Nos filmes americanos, o vilão sempre acaba sendo a Rússia, por questões políticas ou bélicas. Aqui, temos essa rivalidade com a Argentina, mas mais por causa do futebol. Então, adaptamos isso dentro da história”
Eu adorei o filme por toda a entrega que a produção e entregou um baita filmes. 90% dos cineastas fazem três tipos de filme: Favela e tráfico de drogas, um filme falando de ditaduras militares ao invés de fazer filmes como os argentinos que não tem preconceitos. Ainda bem que produção como C.I.C. – Central de Inteligência Cearense: Edmilson que brilham no cinema levando coisas boas nas telonas.
Cinema brasileiro com DNA de ótima história e mostrando as coisas do Brasil.
Bem pessoal , CIC está em cartaz nas melhores redes de cinema do brasileiro.
C.I.C. – Central de Inteligência Cearense: Edmilson