
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou neste domingo (24) uma atualização nas regras para quem deseja solicitar vistos dos tipos F, M e J, destinados a estudantes e intercambistas brasileiros. A principal novidade é que os candidatos precisarão deixar suas redes sociais em modo público durante o processo de solicitação.
Por meio de uma publicação no X, a Embaixada informou que é obrigatório ajustar as configurações dos perfis para “modo público”. A medida tem como objetivo facilitar as verificações necessárias para garantir que os solicitantes cumpram os requisitos para entrada nos Estados Unidos.
“Essa medida permite que sejam feitas todas as verificações necessárias para avaliar se o solicitante atende aos requisitos para entrada nos Estados Unidos”, explicou o órgão na postagem.
Até o momento, a Embaixada não detalhou quais redes sociais específicas deverão estar abertas nem informou se a exigência será estendida para outras categorias de visto.
Retomada das entrevistas e checagem das redes sociais
A obrigatoriedade de checagem das redes sociais não é uma novidade completa. Em março deste ano, os EUA aprovaram uma legislação para fiscalizar as redes sociais dos solicitantes de visto, e em junho, a Embaixada brasileira anunciou a retomada dessa checagem.
Os vistos F e M são destinados a estudantes estrangeiros que pretendem cursar desde o Ensino Fundamental e Médio até cursos de idiomas nos Estados Unidos. Já o visto J é voltado para intercâmbios acadêmicos, estágios, pesquisas e pós-graduação.
A suspensão temporária da emissão desses vistos permitiu que a Embaixada adaptasse seus processos para incluir a análise das redes sociais. Por enquanto, não há previsão para que outros tipos de visto, como os B-1 (negócios) e B-2 (turismo), passem a exigir a exposição pública das mídias sociais.