
“F1” chega ao streaming após arrecadar US$ 595 milhões; saiba onde assistir
Filme estrelado por Brad Pitt se tornou o maior sucesso da Apple nos cinemas
Depois de arrecadar quase US$600 milhões (cerca de R$3,2 bilhões) nos cinemas, “F1” chega às plataformas digitais. O filme está disponível para aluguel e compra na Apple TV e Google Play.
Na trama, Sonny Hayes, um ex-piloto de F1 que deixou a aposentadoria para ser o mentor de um jovem piloto promissor. Ainda assombrado por um acidente que o levou a desistir, Sonny terá que superar seus demônios para liderar a equipe Apex Grand Prix ao sucesso.
A produção é estrelada por Brad Pitt e nomes como Javier Bardem, Damson Idris compõem o elenco. Além disso, pilotos da Fórmula 1 também aparecem nas telonas, uma vez que o filme foi filado durante o campeonato real.
A direção é de Joseph Kosinski, o nome por trás de “Tron: O Legado” (2020) e “Top Gun: Maverick” (2022)..
Como publicitário eu posso dizer que esse filme inova no quesito propaganda. F1 conseguiu US$ 47 milhões com patrocinadores como Mercedez Bens, Dell, Google, Tommy Hilfiger, MSC,Shark, Geico entre outras porque marcas em um filme onde naturalmente é possível se ver com naturalidade nos macaçãos e no carro o tempo todo. Em resumo F1 criou um novo estilo de comunicação, marketing e vendas.
Mas como Lewis Hamilton e Brad Pitt levaram Fórmula 1 para o cinema ?
A lenda do automobilismo Lewis Hamilton (piloto e fundador da Dawn Apollo Films), um dos produtores de F1 queria que o filme mostrasse a realidade da aparência, da sensação e do som de acelerar em uma pista a 320 quilômetros por hora.
Para evitar que “F1”, da Apple, parecesse “falsificado” por Hollywood, Hamilton deu sua opinião sobre detalhes como, por exemplo, quando os pilotos deveriam frear ou mudar de marcha.
Em uma entrvista Lewis Hamilton questionado sobre o realismo do filme nas pistas disse :
“Eu realmente queria ter certeza de que a autenticidade estava presente e que
“Todos os outros pilotos, todas as equipes, estão contando comigo para garantir que isso aconteça”, acrescentou o heptacampeão mundial.
Partes do filme foram filmadas durante eventos reais de F1 em Abu Dhabi, Cidade do México e outras paradas do Grande Prêmio. Os cineastas filmavam nas pistas durante os curtos intervalos das corridas. Pitt e Idris dirigiram sozinhos carros de corrida profissionais em alta velocidade.
Antes do início das filmagens, Hamilton disse que se encontrou com Pitt em uma pista de corrida em Los Angeles para que ele pudesse avaliar as habilidades de direção do ator.
“Eu queria ver se conseguiria realmente dirigir”, disse Hamilton. Piloto de motocicleta de longa data e fã de corridas, Pitt mostrou uma habilidade básica naquele momento que deixou Hamilton confortável.
“Ele já tinha o dom”, disse Hamilton, o que o ator desenvolveu ainda mais durante semanas de treinamento intenso. “Ele realmente foi fundo”, afirmou Hamilton.
“F1” foi dirigido por Joseph Kosinski e produzido por Jerry Bruckheimer, a equipe que montou as emocionantes cenas de jatos de combate no filme de sucesso de bilheteira de 2022 “Top Gun: Maverick”.
Para “F1”, eles precisavam de novas câmeras que funcionassem em carros de corrida, que podem perder velocidade devido ao peso extra.
A parceira de produção Apple, que começou a lançar filmes em 2019, quer ajudar. A empresa usou parte de sua tecnologia do iPhone para adaptar um sistema de câmera normalmente usado em carros de F1 reais durante transmissões de TV. O hardware parecia uma câmera de F1 tradicional, mas forneceu o vídeo de alta resolução que os cineastas queriam para a telona.
“Esse filme foi um ótimo exemplo de como colocar toda a empresa por trás.
E acreditem ou não, segundo alguns veículos norte-americanos vem aí uma sequência de F1.
Mas por enquanto, assistam pela AppleTV + ou Google Play