Cinema
Tendência

SUPERMAN: o Homem de aço está de volta e não está sozinho

Por Regis Schuch Jr.

Se você é fã de quadrinhos da DC Comics, vai se surpreender desta vez com uma forma mais “humana” de Superman (David Corenswet).

O filme traz um super-herói em busca de respostas para seus conflitos existenciais e toma um susto ao perder uma batalha, isso vai mudá-lo para sempre.

O filme se passa três anos depois que o herói se revela para o mundo. Clark é um cara seguro de si, com um bom relacionamento com os colegas de redação e faz o gênero menos formal. Diferente dos filmes anteriores, onde víamos um Clark Kent de terno e gravata, com um chapéu enterrado na cabeça e simulando ser desajeitado.

Outra mudança é que Lex Luthor (Nicholas Hoult) é um bilionário, e não um criminoso, como era retratado todos esses anos. Luthor descobre que tem um rival e fará de tudo para manipular Superman. Sendo assim, Lex invade a Fortaleza da Solidão, no Ártico, descobrindo os segredos mais bem guardados de Krypton e toda a fonte de poder. Dessa maneira, acaba ganhando força para capturar o herói. Luthor está acostumado a ter tudo o que quer e trava um jogo de inteligência contra o super-herói em vários momentos do filme.

Lois Lane (Rachel Brosnahan) não é mais a mocinha indefesa, e sim a jornalista empoderada, sendo por muitas vezes a voz da consciência de Clark, ajudando-o em momentos de conflitos internos.

Segundo o diretor James Gunn, responsável pelas mudanças na DC Studios, em entrevista, disse que cada personagem tem um real sentido de existir, e Superman/Clark é apresentado com suas virtudes e defeitos. Gunn acrescentou também, na mesma entrevista, que Superman aprende a reagir às derrotas e a usar seus poderes na hora certa, do início até o desfecho do filme. Por fim, Gunn falou que evita os clichês e torna o filme mais próximo do público. Podemos destacar a participação de personagens como Mulher-Gavião, Senhor Incrível, Ultraman, Lanterna Verde e o famoso cachorro Krypto.

Apesar de não ser um filme de origem, melhor dizendo, é um filme de desenvolvimento, o herói do título não está pronto aqui, nem fisicamente nem mentalmente.

Neste filme, o Homem de Aço se questiona e apresenta quem ele é e qual seu papel perante os humanos. Já o personagem Lex Luthor diz, em um momento do filme: “A inteligência vence a força bruta”. Isso levanta a teoria de que o filme de James Gunn não se trata de uma história focada nos confrontos, e sim em como os confrontos são criados e desenvolvidos.

Enfim, esta é, sem dúvida, a melhor versão do Superman para o cinema. Não percam!!!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo