CiberSegurançaNews
Tendência

“Vírus do Pix” ameaça usuários de Android no Brasil com roubo de dados e acesso remoto

GhostSpy, vendido como serviço, disfarça-se de apps legítimos e pode monitorar vítimas em tempo real

Um novo malware chamado GhostSpy, apelidado de “Vírus do Pix”, está se espalhando pelo Brasil e preocupa especialistas em cibersegurança. O programa malicioso, voltado para celulares Android, está sendo comercializado como serviço para cibercriminosos, com contratos que chegam a impor multas de até R$ 100 mil em caso de quebra do acordo.

O GhostSpy é uma versão modificada do GoatRAT e se disfarça como aplicativos legítimos no formato “.apk”. Uma vez instalado, o vírus oferece aos criminosos acesso remoto ao dispositivo, roubo de dados sensíveis e monitoramento em tempo real das atividades da vítima.

Além disso, o painel de controle do malware apresenta falhas de segurança, que podem expor ainda mais as informações já comprometidas.

Especialistas alertam que o número de ataques com esse tipo de ameaça está crescendo no país e reforçam a orientação de instalar apenas aplicativos de lojas oficiais, como Google Play, evitando o download de arquivos de origem desconhecida.

A recomendação é redobrar a atenção com permissões concedidas a aplicativos e manter o antivírus atualizado para evitar ser alvo de golpes envolvendo transações financeiras, como transferências via Pix.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo