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iFood lança Cris, assistente virtual com IA que ajuda restaurantes a vender mais no delivery

Agente inteligente integrada ao WhatsApp oferece sugestões personalizadas, análises de desempenho e ações práticas para impulsionar os resultados dos estabelecimentos

O iFood apresentou uma nova solução para otimizar a gestão dos restaurantes parceiros no delivery: Cris, uma assistente virtual desenvolvida com inteligência artificial generativa. Atuando como uma mentora 24 horas por dia, Cris conversa diretamente pelo WhatsApp, oferece insights estratégicos, responde dúvidas e sugere ações práticas para aumentar as vendas — tudo com linguagem simples e acessível.

A ferramenta já está em fase de testes com mais de 10 mil restaurantes e foi anunciada oficialmente durante o iFood Move, o maior evento para o setor de alimentação da América Latina. Desenvolvida integralmente pelo time de tecnologia do iFood, a Cris entrou em testes no final de 2024 e passou a contar com novas funcionalidades em maio de 2025. A previsão é que esteja disponível para grande parte da base de restaurantes até março de 2026.

Cris analisa o desempenho dos restaurantes dentro da plataforma, considerando indicadores como número de pedidos, volume bruto de mercadorias (GMV), taxas de cancelamento e avaliações dos clientes. Com base nesses dados, sugere melhorias como promoções em pratos mais vendidos, criação de combos e ajustes nos itens com baixo desempenho.

Um dos grandes diferenciais da Cris é a leitura do funil de vendas, do momento em que o cliente visualiza o cardápio até a finalização do pedido. A assistente consegue mostrar, por exemplo, quantas pessoas clicaram em determinados pratos e quantas realmente compraram. Quando há discrepâncias, ela aponta possíveis gargalos e sugere mudanças em descrições, fotos ou preços. Além disso, a IA permite comparações com concorrentes da mesma região e categoria, oferecendo um panorama competitivo direto.

“A Cris foi pensada como uma parceira diária dos restaurantes, alguém que entende os desafios do delivery e ajuda a tomar decisões com mais agilidade e segurança, baseada em dados reais”, afirma Eduardo Olímpio, diretor de tecnologia do iFood para soluções voltadas a restaurantes. “Ela não apenas responde perguntas, mas também antecipa oportunidades e propõe caminhos claros para melhorar os resultados.”

A nova agente virtual soma-se aos mais de 190 modelos de inteligência artificial proprietários do iFood, reforçando o compromisso da empresa com a inovação voltada à rotina dos empreendedores — especialmente os pequenos e médios, que representam cerca de 80% dos parceiros da plataforma.

“O iFood é uma empresa de tecnologia nascida no Brasil e feita para os brasileiros. Com a Cris, damos mais um passo para democratizar o acesso à inteligência de dados, ajudando todos os restaurantes a crescerem de forma simples, consistente e eficiente”, completa Olímpio.

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