
O Alibaba revelou nesta segunda-feira (28) seu mais novo lançamento: os óculos inteligentes Quark AI, equipados com tecnologia de inteligência artificial proprietária, marcando a primeira investida da empresa no mercado de dispositivos vestíveis (wearables).
A novidade chegará ao mercado chinês até o final de 2025, sendo alimentada pelo modelo de linguagem Qwen — desenvolvido pela própria empresa — e pelo assistente de IA Quark, que já é utilizado amplamente na China por meio de aplicativo. Com a nova estratégia, o Alibaba passa a usar hardware como forma de expandir a presença do seu ecossistema digital.
Com funções como chamadas viva-voz, streaming de música, tradução simultânea de idiomas, transcrição de reuniões e câmera integrada, os óculos Quark AI também estarão conectados aos principais serviços da companhia. Usuários poderão, por exemplo, realizar pagamentos via Alipay, obter rotas de navegação e comparar preços diretamente no Taobao, principal plataforma de e-commerce do grupo.
O movimento posiciona o Alibaba como concorrente direto de empresas como Meta, que lançou seus óculos inteligentes em parceria com a Ray-Ban, e da também chinesa Xiaomi, que já estreou no segmento de óculos de IA.
Reconhecida por liderar o avanço da inteligência artificial na China, a empresa com sede em Hangzhou tem lançado modelos que buscam competir com nomes ocidentais de peso, como a OpenAI.
Apesar do anúncio, o Alibaba ainda não revelou o preço e nem as especificações técnicas detalhadas do produto, que promete transformar o uso de assistentes virtuais no dia a dia dos consumidores chineses.