
Estamos diante de uma nova guerra, e você, meu amigo ou minha amiga, é o alvo, como sempre. A genial ideia da página em branco vem ganhando inovações e concorrentes mais robustos ultimamente. Em 2024, a receita oriunda de anúncios do Google ultrapassou impressionantes US$ 239 bilhões, sendo US$ 174 bilhões apenas com anúncios de busca, US$ 44 bilhões com publicidade no YouTube e cerca de US$ 25 bilhões em rede de display (AdSense e parceiros). Esses dados foram divulgados pela Alphabet Inc. no relatório financeiro anual de 2024.
E não se enganem, é justamente aí que está a grande corrida por você e pelos seus cliques. A OpenAI está em fase final do seu navegador, o AURA, que promete chegar cheio de inovações, com um conceito chamado de IA agêntica, unindo funcionalidades do ChatGPT e com interface própria. Ela promete ser um assistente completo do usuário, com mais automação e menos digitação manual.
Os marqueteiros de plantão já estão ansiosos para começar a navegar no AURA. O grande segredo: o navegador vai manter interações dentro do ChatGPT, ao invés de ficar redirecionando para sites, agilizando os conteúdos e auxiliando no processo criativo.
E também chega a resposta que sempre fiz: como anunciar no ChatGPT? Essa grande melancia vai começar a ser repartida. E o Google? O que será que vem de resposta?
No fim, você está cada vez mais importante para os grandes portais de buscas. A briga para serem o seu portal favorito parece estar apenas no começo.
E o que você pensa sobre isso? Contribua com suas ideias, nem que seja através de algum navegador…