
O Escritório Chefe de Inteligência Digital e Artificial (CDAO) dos Estados Unidos anunciou novos contratos com as principais empresas de inteligência artificial do país com o objetivo de expandir o uso de tecnologias avançadas no Departamento de Defesa (DoD). As parcerias firmadas com Anthropic, Google, OpenAI e xAI, cada uma com valor máximo de US$ 200 milhões, visam acelerar a integração da IA nos fluxos de trabalho militares, estratégicos e administrativos.
Essas empresas estão na vanguarda do desenvolvimento de modelos e soluções de IA de última geração, sendo também responsáveis por pesquisas voltadas tanto para o aproveitamento dos benefícios quanto para a mitigação dos riscos associados à tecnologia.
Segundo o Dr. Doug Matty, Diretor de Inteligência Digital e IA do DoD, a adoção rápida de soluções comerciais e inovadoras permitirá ao Departamento manter sua superioridade estratégica:
“A IA está transformando nossa capacidade de apoiar os combatentes e manter vantagem sobre nossos adversários. A integração de soluções comerciais de ponta será essencial para operações conjuntas, sistemas de inteligência e aplicações corporativas.”
Além disso, o CDAO está democratizando o acesso aos mais modernos modelos de IA generativa (GenAI), disponibilizando essas ferramentas para Comandos de Combate, o Gabinete do Secretário de Defesa e o Estado-Maior Conjunto. Essa distribuição está sendo feita através do Enterprise Large Language Model Workspace do Exército (baseado na tecnologia Ask Sage), da plataforma Advana, do Maven Smart System e de redes descentralizadas como o Edge Data Mesh, que permitem a aplicação prática da IA diretamente nos ambientes de dados operacionais.
Por fim, o Departamento de Defesa está atuando em conjunto com a Administração de Serviços Gerais (GSA) para levar o que há de mais avançado em inteligência artificial ao restante da administração federal, promovendo o uso estratégico e compartilhado da tecnologia em escala nacional.