
O Bradesco acaba de dar mais um passo rumo à inovação no setor financeiro ao lançar uma nova funcionalidade do Pix que permite transferências via comandos de voz ou mensagens de texto diretamente pelo WhatsApp. A operação é viabilizada pela BIA, assistente virtual com inteligência artificial generativa do banco, dispensando o uso do aplicativo convencional para realizar transações.
Com essa tecnologia, o cliente pode fazer um Pix de maneira simples e segura: basta enviar uma mensagem ou comando de voz pelo WhatsApp. A BIA reconhece a linguagem natural – mesmo que a palavra “Pix” não seja mencionada – identifica o destinatário, confirma a operação e envia o comprovante, tudo em poucos passos. Por segurança, os valores são limitados a R$ 300 por transação.
Inicialmente, a solução está disponível para um grupo de mil clientes e será gradualmente expandida para toda a base até o fim do ano. Os testes iniciais com grupos selecionados indicam que é possível concluir a transferência em apenas três etapas: envio da mensagem, confirmação e efetivação.
Segundo Patrícia Kessler, diretora do Bradesco Experience, “com o Pix via WhatsApp da BIA, o Bradesco avança como banco conversacional, oferecendo uma experiência simplificada, inclusiva e eficaz. O cliente interage com a BIA de forma natural, como em uma conversa com uma pessoa, com toda a segurança necessária.”
Para utilizar a nova funcionalidade, o cliente precisa habilitar a autorização (opt-in) no aplicativo do Bradesco, permitindo o uso do WhatsApp com autenticação para transações financeiras.
Essa novidade faz parte de uma estratégia mais ampla do Bradesco de ampliar o uso da inteligência artificial generativa em diversos canais internos e externos. Desde o seu lançamento em 2017, a BIA já alcança mais de 90% de resolutividade nos atendimentos pelos canais digitais e está integrada ao app utilizado por mais de 20 milhões de clientes.
Além das operações com clientes, a BIA também está sendo implementada no atendimento interno do banco, atuando como assistente em call centers, gerando respostas em tempo real para os operadores e reduzindo o tempo médio de atendimento. Em breve, novas funcionalidades como transcrição automática de chamadas também estarão disponíveis, ampliando ainda mais a agilidade e precisão dos serviços.