
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (14) a concessão de contratos que podem chegar a US$ 200 milhões para o desenvolvimento de soluções avançadas de inteligência artificial com empresas como Anthropic, Google, OpenAI e xAI.
De acordo com o Escritório Chefe de Inteligência Digital e Artificial do Pentágono, os investimentos têm como objetivo impulsionar a adoção de tecnologias de IA em áreas estratégicas, apoiando missões críticas de segurança nacional. As companhias selecionadas atuarão no desenvolvimento de agentes de IA voltados para diferentes demandas do setor de defesa.
“A implementação da inteligência artificial está revolucionando a capacidade do Departamento de apoiar nossos militares e garantir vantagem estratégica frente aos adversários”, afirmou Doug Matty, diretor digital e de IA do DoD, em comunicado oficial.
A xAI, empresa de Elon Musk, também anunciou nesta segunda o lançamento do “Grok for Government” — uma linha de produtos voltada para órgãos governamentais dos EUA. Os modelos da empresa estarão disponíveis por meio do programa da Administração de Serviços Gerais (GSA), permitindo que agências federais adquiram diretamente essas soluções.
Em 2024, a OpenAI já havia assinado um contrato semelhante com o Departamento de Defesa no valor de US$ 200 milhões. O acordo marcou o início de uma colaboração com a startup Anduril, especializada em tecnologia de defesa, para a implementação de sistemas de IA avançada em operações estratégicas.
Mais recentemente, em junho, a OpenAI lançou o “OpenAI for Government”, uma iniciativa voltada para servidores públicos de diferentes esferas — federal, estadual e municipal — dos Estados Unidos, reforçando seu foco no setor público.