
O Serpro, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), anunciou o lançamento da Carteira SouGov, uma funcionalidade integrada ao aplicativo SouGov.br. A iniciativa tem como foco oferecer uma solução digital que centralize e facilite o acesso, a organização e o compartilhamento de documentos funcionais de aproximadamente 1,3 milhão de servidores públicos federais — entre ativos, aposentados e pensionistas.
Nesta etapa inicial, os usuários já podem visualizar e armazenar, de forma centralizada, documentos como a Declaração de Aposentadoria, a Declaração de Fundamento Legal da Aposentadoria e arquivos em PDF previamente incluídos no sistema, como currículos, contracheques e comprovantes de rendimento. A proposta é reunir esses documentos em um só ambiente, simplificando consultas e possibilitando o compartilhamento direto pelo próprio aplicativo.
Novidades previstas
Lindomar Oliveira Júnior, gerente de Negócios em Gestão de Pessoas do Serpro, revelou que o recurso será continuamente aprimorado. “Estamos planejando a implementação de novas funcionalidades, como uma busca inteligente de documentos, assistente virtual com inteligência artificial e integração com a Pasta Funcional Digital, que consolida os registros pessoais do servidor em seu assentamento funcional”, detalhou.
Além disso, está previsto o uso do Serpro VIO, aplicativo da empresa que valida QR Codes presentes em documentos oficiais, para autenticação digital dos arquivos — reforçando a segurança e a confiabilidade das informações acessadas pelos servidores.
Renata Pena Soares, responsável pelo projeto no MGI, destacou que a proposta da carteira é colocar o servidor como protagonista na experiência digital. “Queremos oferecer praticidade, segurança e rapidez no acesso aos documentos funcionais. Nosso objetivo é simplificar processos, reduzir a burocracia e trazer fluidez à gestão pública”, afirmou.
Transformação digital a serviço do servidor
Vanessa Montiel, líder de Planejamento e Projetos Especiais no MGI, celebrou o avanço representado pela Carteira SouGov. “Essa nova funcionalidade é um marco na modernização dos serviços públicos voltados ao servidor. Com ela, é possível acessar, armazenar e compartilhar documentos de forma simples, diretamente pelo app ou via web. O benefício é claro tanto para os servidores quanto para as áreas de gestão de pessoas, e outras melhorias já estão em desenvolvimento para tornar a experiência ainda mais completa”, apontou.
Foco na usabilidade e eficiência
Para Leon Wlasenko Junior, gerente de Gestão e Desempenho de Pessoal no Serpro, a nova carteira digital traduz bem os princípios da transformação digital da plataforma. “Nosso objetivo é tornar o uso mais simples e intuitivo. A tecnologia está aqui para reduzir a burocracia, encurtar prazos e devolver ao servidor o tempo que antes era gasto em filas e processos manuais, permitindo que ele o utilize de forma mais produtiva”, finalizou.