CiberSegurança
Tendência

Fortinet garante segurança cibernética do programa Goiás de Fibra com infraestrutura avançada

Governo de Goiás, em parceria com SONDA e Fortinet, implanta rede de fibra óptica de 10 mil km para conectar 125 municípios e proteger dados de milhões com tecnologia de ponta

A Fortinet, empresa global especializada em segurança cibernética, será responsável por fornecer toda a infraestrutura de proteção digital do programa Goiás de Fibra. A iniciativa do Governo do Estado de Goiás, conduzida pela integradora SONDA do Brasil, contempla a instalação de cerca de 10 mil quilômetros de fibra óptica para conectar digitalmente 125 municípios e mais de 2 mil pontos de interesse público, incluindo escolas, hospitais, delegacias e praças.

Com início previsto nas regiões Norte e Nordeste do estado — áreas com menor índice de inclusão digital — o programa visa beneficiar aproximadamente 5 milhões de pessoas. “Esse projeto representa um marco na transformação digital do setor público brasileiro, que tem avançado consideravelmente nos últimos anos. Estamos dedicados a garantir que essa rede funcione com resiliência, inteligência e alta segurança, preservando a integridade dos dados governamentais e assegurando o bom funcionamento dos serviços essenciais para a população de Goiás”, afirma Luiz Barbosa, diretor de Vendas Governo da Fortinet Brasil.

A proteção do tráfego de dados será realizada por meio de soluções de segurança distribuídas em dois data centers geograficamente separados, também construídos pela SONDA. A infraestrutura contará com firewalls FortiGate com capacidade superior a 1,8 terabits por segundo, defesa contra ataques de negação de serviço (DDoS), proteção para aplicações web, segurança contra ameaças avançadas utilizando inteligência artificial (FortiSandbox e FortiMail), além de ferramentas para monitoramento e gerenciamento da rede, como FortiAnalyzer e FortiManager.

“O programa Goiás de Fibra é ambicioso não apenas em termos de escala, mas também em requisitos técnicos e desempenho elevado. A Fortinet fornecerá soluções que protegem o tráfego de dados de toda a rede óptica do estado com inteligência, gestão centralizada e visibilidade em tempo real”, destaca Alexandre Bonatti, vice-presidente de Engenharia da Fortinet Brasil.

Para Rivaldo Ferreira, vice-presidente corporativo do Grupo SONDA, essa iniciativa simboliza uma transformação digital com impacto direto na vida das pessoas. “Trata-se de uma transformação digital inclusiva, que beneficiará milhões de brasileiros. Temos orgulho de liderar esse projeto ao lado de parceiros estratégicos como a Fortinet, garantindo uma implementação robusta, segura e escalável”, conclui.

Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo, durante o detalhamento do programa na última semana Foto: Divulgação/Governo de Goiás

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo