
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 100 milhões para apoiar o plano de inovação da BRQ Digital Solutions. O investimento faz parte do programa BNDES Mais Inovação e está alinhado à Missão 4 – Transformação Digital da Nova Indústria Brasil, política industrial promovida pelo governo federal.
Os recursos serão aplicados no avanço da estratégia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da BRQ, com foco na criação de 17 aceleradores técnicos voltados à sua plataforma proprietária de inteligência artificial generativa, a “Fusion BRQ”. A proposta é usar IA para agilizar o desenvolvimento de softwares e otimizar processos em setores como financeiro, saúde, energia, seguros, varejo, agro, telecomunicações, entre outros.
Com a operação, a expectativa é gerar cerca de 60 empregos altamente qualificados na área de inovação.
“Inovação e digitalização são eixos centrais da nova política industrial do governo do presidente Lula. É essencial acelerar o desenvolvimento de projetos em inteligência artificial, uma tecnologia que redefine cadeias produtivas e fortalece a soberania tecnológica do país”, declarou Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.
Para Rodrigo Frizzi, CEO da BRQ, o investimento reforça o compromisso da empresa com o futuro. “A inteligência artificial está transformando o ambiente de negócios ao oferecer soluções mais seguras, eficientes e centradas na experiência do consumidor. O apoio do BNDES nos permite liderar essa evolução com ainda mais força”, afirmou.
José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, destacou a importância de o Brasil ser protagonista nessa nova fronteira tecnológica. “Com o Programa Mais Inovação, queremos fomentar a adoção e o desenvolvimento de tecnologias emergentes no setor produtivo nacional”, pontuou.
Sobre a BRQ
Fundada em 1993, a BRQ Digital Solutions é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve soluções personalizadas ao integrar software, automação e inovação. Atende mais de 150 grandes companhias em 12 países, com atuação em setores como bancos, seguros, agronegócio, energia e varejo. A empresa está listada no Bovespa Mais desde 2016.