
O uso exclusivo de bancos digitais entre brasileiros das classes A e B praticamente dobrou nos últimos três anos. De acordo com pesquisa encomendada pelo C6 Bank ao Ipsos-Ipec, 17% desse público hoje mantém conta apenas em instituições financeiras digitais — aquelas que não possuem agências físicas. Em 2022, esse percentual era de 9%.
A preferência pelos bancos digitais é ainda mais marcante entre os jovens de 16 a 24 anos. Nesse grupo, 31% têm conta exclusivamente digital, enquanto apenas 14% usam somente bancos tradicionais. Já 52% optam por manter contas nos dois tipos de instituição.
Para Gustavo Torres, chefe de inovação e experiência do usuário do C6 Bank, esse movimento reflete uma transformação mais ampla no comportamento da sociedade. “A digitalização da vida financeira é resultado da busca por conveniência e agilidade. A tecnologia já mudou como nos comunicamos, pedimos comida, chamamos um táxi… É natural que as finanças também acompanhem essa evolução”, afirma.
A pesquisa mostra que a maioria dos brasileiros já vive essa realidade. Ao todo, 59% dos entrevistados possuem conta tanto em banco tradicional quanto digital. Entre pessoas de 25 a 34 anos, o número chega a 65%. Já entre os com 60 anos ou mais, cai para 50%.
A adesão às plataformas digitais também está ligada ao nível de conforto com o uso da tecnologia. Quando questionados sobre a afirmação “me sinto ou me sentiria confortável em administrar minhas finanças de forma digital, por aplicativo ou internet banking”, 70% dos entrevistados disseram concordar total ou parcialmente — número que sobe para 77% entre os jovens de 25 a 34 anos.
Além disso, 69% dos entrevistados afirmam que pretendem iniciar ou continuar usando contas digitais nos próximos três anos. Entre os mais jovens, esse índice vai a 77%.
A percepção de que os bancos digitais oferecem mais vantagens também se destaca. Para 66% dos participantes, essas instituições entregam um melhor custo-benefício do que os bancos tradicionais. Entre os entrevistados das classes A e B, esse número sobe para 71%.
A pesquisa ainda abordou o tema dos investimentos. Dos entrevistados que se identificam como investidores — um total de 43% —, mais da metade (53%) aplicam exclusivamente em bancos ou plataformas digitais, sem agências físicas.
O levantamento foi realizado de forma online entre 27 de maio e 9 de junho de 2025, com 2 mil brasileiros acima de 16 anos, das classes A, B e C, de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.