NewsTecnologia
Tendência

CNH Digital passará a avisar motoristas sobre débitos do pedágio Free Flow

Aplicativo da Carteira Digital de Trânsito enviará notificações sobre cobranças pendentes em pedágios sem cancelas para evitar multas e inadimplência.

Os motoristas que utilizam rodovias com sistema de pedágio eletrônico Free Flow passarão a receber notificações diretamente na Carteira Digital de Trânsito (CDT) sobre débitos pendentes. A novidade busca reduzir a inadimplência e evitar que condutores sejam multados por não efetuarem o pagamento dentro do prazo.

O sistema Free Flow elimina as tradicionais praças de pedágio e utiliza pórticos equipados com câmeras e sensores para identificar os veículos em movimento. Os automóveis com tags de pagamento têm a cobrança realizada automaticamente, enquanto os demais condutores precisam quitar a tarifa posteriormente pelos canais disponibilizados pelas concessionárias.

Com a integração à Carteira Digital de Trânsito, os usuários passarão a receber alertas no aplicativo quando houver cobranças em aberto. O objetivo é facilitar o acompanhamento dos débitos e evitar que motoristas esqueçam de realizar o pagamento dentro do prazo estabelecido.

Atualmente, o não pagamento do pedágio eletrônico pode gerar multa de trânsito por evasão de pedágio, além da aplicação de pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Muitos motoristas relatam dificuldades em acompanhar as cobranças, principalmente quando trafegam por diferentes rodovias e concessionárias.

A funcionalidade será integrada ao ecossistema digital do governo federal, permitindo que o condutor consulte pendências diretamente no aplicativo da CNH Digital. A expectativa é que o sistema centralize informações de diversas concessionárias e torne o processo mais simples para os usuários.

O modelo Free Flow vem sendo expandido em diversas rodovias brasileiras por permitir maior fluidez no tráfego, redução de congestionamentos e eliminação das tradicionais filas nas praças de pedágio. O sistema já opera em trechos de estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Especialistas do setor apontam que a digitalização das cobranças e das notificações representa um passo importante para aumentar a adesão ao modelo e reduzir problemas relacionados à inadimplência. A integração também pode contribuir para ampliar a transparência das cobranças e facilitar a gestão dos pagamentos pelos motoristas.

A medida acompanha a tendência de digitalização dos serviços de trânsito no país, que já inclui documentos eletrônicos, notificações digitais e integração de informações em aplicativos oficiais.

Com os novos alertas na CNH Digital, os usuários do sistema Free Flow deverão ter mais facilidade para acompanhar seus débitos, evitar multas e manter a regularidade de seus veículos nas rodovias brasileiras.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo