Da LGPD à África: DeServ realiza missão em Moçambique e contribui para a criação da Legislação de Proteção de Dados do país

A DeServ, empresa brasileira especializada em segurança da informação, possui um braço educacional de destaque, oferecendo treinamentos e certificações EXIN, IAPP e CompTIA. Há mais de dois anos, a empresa mantém constante colaboração com o governo de Moçambique, apoiando a formação de Encarregados de Dados (DPOs) e contribuindo para a capacitação de profissionais do INTIC, órgão que atua diretamente na elaboração da Lei de Proteção de Dados Pessoais de Moçambique.
Uma das etapas mais recentes dessa missão foi a mentoria presencial, realizada no final de setembro pela Bruna Fabiane da Silva, sócia da DeServ Academy, consultora de conformidade com a LGPD e instrutora dos treinamentos EXIN e IAPP. Durante a mentoria, Bruna trabalhou diretamente com os profissionais moçambicanos, compartilhando experiências práticas de implementação da LGPD no Brasil e boas práticas de governança de dados.
“Há muitos anos formamos profissionais na área de proteção de dados e apoiamos empresas na jornada de conformidade com a LGPD. Participar da construção de uma legislação nacional é um marco tanto para a DeServ quanto para a minha carreira pessoal”, afirma Bruna Silva.
A iniciativa reforça o compromisso da DeServ em disseminar conhecimento técnico e ético em privacidade e governança de dados, contribuindo para que Moçambique avance na criação de uma legislação moderna, alinhada a padrões internacionais e à realidade local.