IA & InovaçãoNews
Tendência

Dell prevê crescimento recorde em servidores de IA com chips Nvidia, mas alerta para pico futuro

A fabricante de hardware projeta expansão de receita de até 9% e vendas de US$ 20 bilhões em servidores de inteligência artificial para 2026, impulsionada por demanda de provedores de nuvem e startups.

O CEO da Dell, Michael Dell, afirmou nesta terça-feira que, embora a demanda por poder de computação continue “tremenda”, a produção de data centers de inteligência artificial (IA) eventualmente atingirá seu pico.

“Tenho certeza de que em algum momento muitas dessas construções se consolidarão, mas não vemos nenhum sinal disso ainda”, disse Dell durante entrevista ao programa Closing Bell: Overtime.

Os negócios de servidores e redes da Dell registraram crescimento de 58% no ano passado e 69% no último trimestre. Com a evolução dos modelos de linguagem de grande porte para sistemas multimodais e multiagentes, a demanda por processamento de IA segue robusta.

Os servidores de IA da Dell utilizam chips Nvidia Blackwell Ultra e são vendidos para clientes como provedores de serviços de nuvem CoreWeave e a startup xAI, de Elon Musk.

Após anunciar o aumento das projeções de receita e lucro a longo prazo, as ações da Dell subiram mais de 3% na terça-feira. A empresa elevou a expectativa de crescimento anual de receita para 7% a 9%, acima da meta anterior de 3% a 4%, e prevê que o lucro diluído por ação aumente 15%, frente à meta anterior de 8%.

No segundo trimestre, a Dell registrou fortes lucros e anunciou que planeja enviar US$ 20 bilhões em servidores de IA no ano fiscal de 2026, o dobro das vendas registradas em 2025.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo