Cinema
Tendência

Vitória: o novo filme de Fernanda Montenegro já é sucesso de bilheteria.

Por Regis Schuch Jr.

O ano começou aquecido para o cinema nacional, com estreias de peso como Baby, Chico Bento e a Goiabeira Maravilhosa, Kasa Branca e Oeste Outra Vez. Entre elas, Vitória – novo longa de Fernanda Montenegro, dirigido por Andrucha Waddington – já desponta como fenômeno de público. Em menos de uma semana em cartaz, o filme arrecadou R$4,7 milhões e chamou atenção por sua história real e polêmica.

A trama é inspirada na vida de Joana da Paz, uma mulher que desmantelou uma quadrilha formada por traficantes, políticos e policiais, gravando provas a partir da janela de seu apartamento. As denúncias resultaram em mais de 30 prisões e só vieram à tona após sua morte, em 2023, quando sua identidade foi finalmente revelada.

Apesar da admiração do público, a escolha de Fernanda – uma atriz branca – para interpretar Joana, que era negra, gerou debate. A produção, no entanto, explica dois pontos cruciais:

  • Proteção de identidade – durante anos, a verdadeira história foi mantida em sigilo, e os personagens foram criados para se distanciar das figuras reais.

  • Desejo da própria Joana – segundo o jornalista Fábio Gusmão, que a ajudou nas denúncias, Joana sempre sonhou em ver Fernanda Montenegro como sua intérprete.

“Ela dizia: ‘Imagina se a Fernanda Montenegro fizer o meu papel, acho ela extraordinária! Merecia ter ganho o Oscar’”, contou Gusmão.

Conhecida após sua morte como “Dona Vitória”, Joana viveu sob o Programa de Proteção a Testemunhas e sonhava em ter seu ato de coragem reconhecido. Em texto no O Globo, Gusmão destacou: “Ela queria o merecido crédito de quem abdicou de uma vida construída com muito esforço, enfrentando a violência desde criança”.

Vitória já pode ser assistido nos cinemas e também está disponível no Globoplay, reforçando o poder do cinema brasileiro em contar histórias reais de coragem e resistência.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo