INDÚSTRIANews
Tendência

Equilibrar custo e qualidade deixou de ser um desafio na indústria — e a tecnologia explica como

Na indústria, não é raro o dilema entre reduzir custos e manter a qualidade. Na siderurgia, o processo de sínter (material aglomerado de minério de ferro usado no alto-forno para melhorar a produção de ferro-gusa) exemplifica bem esse desafio: ele permite aproveitar materiais mais finos na produção do aço, reduzindo custos, mas aumenta a complexidade de garantir que o resultado final atenda aos padrões exigidos. O equilíbrio entre economia e desempenho, que parecia um trade-off inevitável, começa a ser reconfigurado com o uso de tecnologia.

Na Usiminas, a rotina de planejamento do sínter exigia análises manuais que podiam levar até duas horas de interação para se aproximar de uma configuração adequada do processo. Agora, com a solução desenvolvida pela EvcomX, esse tempo caiu para cerca de 30 segundos, com resultados efetivamente ótimos. O algoritmo de otimização considera variáveis da operação e entrega respostas rápidas, o que trouxe ganhos imediatos para o processo.

O impacto não parou por aí. O uso da ferramenta reduziu a dispersão química do minério e, consequentemente, aumentou a qualidade do sínter e permitiu reduzir aproximadamente um quarto do tempo de empilhamento do material. Isso trouxe mais agilidade e confiabilidade para a operação, melhorando não apenas os custos, mas também a rotina de quem trabalha diretamente com o processo.

Embora tenha sido aplicado à siderurgia, a tecnologia pode ser adaptada a outros setores industriais em que a mistura (blend) de matérias-primas de diferentes qualidades é necessária para atender requisitos de produto final. Isso inclui desde o agronegócio, onde diferentes colheitas precisam ser combinadas, exportação de minérios e até mesmo o processamento de cacau. Casos distintos, mas unidos por um mesmo princípio: melhorar processos continuamente com ganho de qualidade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo