INDÚSTRIA
Tendência

RS evidencia força em energia renovável e competitividade industrial no encontro “Indústria, Energia e Futuro” em São Paulo

Governador Eduardo Leite destaca equilíbrio fiscal, hidrogênio verde e ambiente competitivo do Rio Grande do Sul para atrair investimentos privados e fortalecer a cadeia industrial.

Durante o evento Indústria, Energia e Futuro, realizado em São Paulo pela Invest RS, Fiergs e CNI, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ressaltou os diferenciais do estado para investidores. Ele afirmou que o RS se apresenta como uma economia estratégica, com parque industrial robusto, mão de obra qualificada e estabilidade fiscal, atributos que reforçam o apelo competitivo da região.

Leite destacou que a trajetória recente de equilíbrio fiscal permitiu ao Estado reorganizar a máquina pública e retomar a capacidade de investimento. O governador também enfatizou o compromisso com a modernização e a transição energética, em especial o incentivo à produção de hidrogênio verde, considerado um setor com grande potencial para atender tanto ao mercado interno quanto à exportação.

Entre as iniciativas citadas, está o lançamento de um edital de R$ 100 milhões para subvenção de projetos que visam à implantação das primeiras usinas de hidrogênio verde no Rio Grande do Sul. Esse investimento reflete a visão do governo de alinhar o futuro industrial à sustentabilidade, inovação e energias limpas.

Outros pontos de destaque do encontro foram a promoção do RS como destino de investimentos, a defesa de um ambiente normativo mais desburocratizado e seguro para empreendedores e o fortalecimento do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, que já tem atraído investimentos privados em setores estratégicos, inovação e sustentabilidade.

O discurso de Leite e os indicadores apresentados reforçam que o Rio Grande do Sul está preparado para os desafios da nova indústria brasileira, especialmente no que diz respeito à transição energética, competitividade estadual e desenvolvimento sustentável.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo