INDÚSTRIA
Tendência

Indústria brasileira retoma investimentos e 70% das empresas aplicaram em 2024

Mesmo com juros altos, companhias priorizaram recursos próprios para modernizar fábricas, comprar máquinas e expandir operações.

A indústria brasileira voltou a investir com força em 2024. De acordo com levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), sete em cada dez empresas do setor de transformação destinaram recursos para investimentos no ano passado, o maior índice desde 2022.

O estudo ouviu 1,5 mil indústrias de pequeno, médio e grande porte em todo o país. Dentre elas, 71% conseguiram realizar todos ou parte dos projetos planejados, enquanto apenas 10% adiaram ou cancelaram iniciativas devido a incertezas econômicas, queda nas vendas ou aumento do custo dos insumos.

As prioridades variaram: 79% das empresas adquiriram máquinas e equipamentos novos, 57% investiram em modernização de instalações e 37% ampliaram a capacidade física, comprando terrenos, plantas ou armazéns.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os aportes em expansão produtiva chegaram a R$ 371 bilhões, o que representa 18,2% de todos os investimentos produtivos do país em 2024, o maior patamar da última década.

Grande parte desses aportes foi financiada com recursos próprios, utilizados por 74% das empresas — percentual superior ao observado em 2022 e 2023, quando essa fatia ficou em 71%.

Apesar da retomada, especialistas alertam que a manutenção dos juros elevados pode dificultar a continuidade desse movimento em 2025. A CNI deve divulgar ainda este ano um novo estudo sobre as intenções de investimento, em um cenário marcado por incertezas globais e pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos industriais brasileiros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo