
As ações da MongoDB fecharam sua melhor semana histórica, liderando um movimento de alta nas empresas de tecnologia empresarial beneficiadas pelo crescimento acelerado da inteligência artificial (IA).
Além do aumento expressivo de 44% nas ações da MongoDB, outras companhias do setor também tiveram desempenho forte: a Pure Storage subiu 33%, marcando seu segundo maior ganho já registrado, a Snowflake avançou 21%, e a Autodesk cresceu 8,4%.
Desde o final de 2022, com a popularização da IA generativa após o lançamento do ChatGPT da OpenAI, os maiores beneficiados têm sido empresas como a Nvidia, fornecedora de unidades de processamento gráfico (GPUs), além de gigantes de computação em nuvem como Microsoft, Google e Oracle, e fabricantes de hardware como Dell e Super Micro Computer.
No entanto, para muitos fornecedores de software em nuvem e empresas de tecnologia empresarial, o mercado ainda aguarda sinais claros de que a IA trará benefícios concretos, em vez de substituir negócios existentes.
Os resultados trimestrais recentes e os comentários dos executivos das empresas ajudaram a dissipar essas dúvidas, revelando que os ganhos financeiros gerados pela IA estão se concretizando.
O CEO da MongoDB, Dev Ittycheria, afirmou em entrevista ao programa “Squawk Box” da CNBC que a adoção de serviços de IA nas empresas está em andamento, porém de forma gradual.
“Estamos começando a ver a implementação de agentes para automatizar processos de back-office, vendas e marketing, mas ainda não é uma realidade completa nas corporações”, disse Ittycheria. “As empresas querem observar alguns resultados concretos antes de ampliar os investimentos.”
A receita da MongoDB, focada em serviços de banco de dados em nuvem, cresceu 24% em relação ao ano anterior, alcançando US$ 591 milhões — superando a estimativa média dos analistas, que era de US$ 556 milhões, segundo a LSEG. Os lucros também ultrapassaram as expectativas, assim como as projeções anuais de receita e lucro da empresa.