NewsTelecom
Tendência

AT&T compra espectro da EchoStar por US$ 23 bilhões e reforça rede 5G nos EUA

Acordo em dinheiro inclui 50 MHz de espectro em mais de 400 mercados e deve ser concluído até 2026; ações da EchoStar disparam 70%

As ações da EchoStar dispararam mais de 70% nesta terça-feira (26) após a AT&T anunciar a compra de licenças de espectro sem fio da empresa por aproximadamente US$ 23 bilhões, em um acordo totalmente em dinheiro.

O negócio vai adicionar 50 megahertz de espectro de banda média e baixa à infraestrutura da AT&T, fortalecendo a cobertura de rede da operadora em mais de 400 mercados nos Estados Unidos. A transação ainda depende de aprovação regulatória e deve ser concluída até meados de 2026, segundo comunicado oficial.

Em documento enviado aos órgãos reguladores, a EchoStar afirmou que a venda faz parte de seus esforços contínuos para resolver investigações da Comissão Federal de Comunicações (FCC). A empresa vinha sendo alvo de questionamentos sobre a utilização de seu espectro.

Em maio, o presidente da FCC, Brendan Carr, enviou uma carta a Charlie Ergen, cofundador e presidente da EchoStar, informando que a agência investigaria se a empresa estava cumprindo os requisitos federais para implantação de uma rede 5G.

A ação da FCC foi impulsionada por uma queixa da SpaceX, de Elon Musk, que alegou que a EchoStar mantinha o espectro de banda média “cronicamente subutilizado”. A SpaceX sugeriu que a FCC deveria liberar esse espectro para novos players no mercado de satélites, como sua subsidiária Starlink, que fornece internet via satélites em órbita terrestre baixa.

Como parte do acordo com a AT&T, a EchoStar também anunciou a expansão do contrato de serviços de rede entre as duas empresas, permitindo que opere como uma operadora móvel híbrida. Isso vai possibilitar que a EchoStar continue oferecendo serviços sem fio sob a marca Boost Mobile.

“A EchoStar e a Boost Mobile cumpriram todos os marcos exigidos pela FCC em relação à construção de rede”, afirmou Ergen. “A venda do espectro e o novo acordo com a AT&T são passos fundamentais para atender às preocupações regulatórias sobre uso adequado do espectro.”

Para o CEO da AT&T, John Stankey, o acordo representa um grande avanço. Em entrevista à CNBC, ele classificou a transação como uma “vitória em todos os sentidos”.

“É uma oportunidade fantástica para oferecer serviços combinados, da forma como os clientes querem comprá-los”, afirmou Stankey no programa Squawk Box. “Acredito que os reguladores verão esse acordo como algo extremamente positivo.”

Enquanto a EchoStar viu suas ações dispararem com o anúncio, os papéis da AT&T recuaram menos de 1% no mesmo dia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo