NegóciosNews
Tendência

Gravataí vai receber instituto inovador de tecnologia com investimento de R$ 400 milhões

Iniciativa filantrópica oferece ensino residencial imersivo em ciência da computação e bolsas para 70% dos alunos

Gravataí será palco de um polo tecnológico de formação em ciência da computação com modelo inédito no Brasil. O Instituto de Tecnologia e Computação (ITEC) foi anunciado como uma iniciativa filantrópica idealizada por empreendedores da área de tecnologia — Cristiano Franco, Marcelo Lacerda e Sérgio Pretto — em parceria com a Fundação Behring e a Telles Foundation, com investimento de R$ 400 milhões ao longo dos primeiros 10 anos.

Inspirado em colleges norte-americanos, o campus de 200 mil m² no bairro Prado Bairro Cidade oferecerá ensino imersivo com residência obrigatória para os estudantes. A previsão é que a primeira turma comece suas atividades em março de 2027, com 60 estudantes (todos com bolsas integrais), e a partir de então sejam selecionados 120 ingressantes por ano.

O projeto informa que 70% do orçamento será destinado a bolsas de estudo, integrando valores para manutenção e moradia no campus. A estrutura de ensino busca democratizar o acesso à ciência da computação de alto nível, independentemente da origem socioeconômica do estudante.

Além disso, o instituto foi estrategicamente planejado para atrair talentos de todo o Brasil e estar próximo de empresas de tecnologia como GM, Prometeon e Digicon, o que favorece a integração entre educação e indústria. O terreno para o campus foi doado por empresários locais, reforçando o caráter filantrópico do projeto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo