
Em um ambiente econômico cada vez mais desafiador e dinâmico, a Natura dá mais um passo em sua jornada de inovação tecnológica. Em parceria com a SAP, a companhia de cosméticos está transformando sua área financeira por meio da inteligência artificial, com foco em geração de valor estratégico e agilidade na tomada de decisão.
O projeto é baseado na implementação do SAP S/4HANA, aliado a uma arquitetura de dados moderna e escalável, que permite à área de finanças operar de forma mais digital, integrada e com capacidade de resposta rápida às demandas do mercado.
“Essa transformação representa um marco. Estamos empoderando os profissionais de finanças com informações precisas, granulares e no tempo certo, permitindo uma atuação muito mais estratégica junto ao negócio”, explica Carlos Morandi, gerente sênior de Transformação de Finanças da Natura.
Inteligência artificial para além da automação
Para enfrentar os desafios atuais, a Natura adotou o SAP AI Core, solução de IA generativa integrada à plataforma SAP Fiori, que permite análises financeiras em tempo real. A tecnologia fornece insights instantâneos sobre dados críticos como receita, custo e margem bruta, ajudando as equipes a tomarem decisões com maior precisão.
Essa ferramenta substitui modelos tradicionais baseados em planilhas, com consultas avançadas e interativas que avaliam, em segundos, alterações de margem, compras de insumos, variações por categoria, entre outros pontos.
“A inovação aqui vai além da velocidade dos dados. Estamos usando agentes inteligentes capazes de analisar o P&L por canal de vendas, país, marca e categoria — recomendando ações estratégicas com base nessas análises”, destaca Morandi.
Estrutura sólida para escalar inovação
A Natura também reestruturou seus dados e processos financeiros, garantindo uma base sólida para escalar o uso de IA. Atualmente, mais de 90% dos processos seguem um template padronizado, cobrindo 40% do portfólio total da organização. Foram investidas mais de 3.500 horas na revisão de 169 pacotes de processos, sempre guiadas por boas práticas e foco em longo prazo.
“Ter dados acessíveis, organizados e com uma fonte única da verdade foi essencial. A tecnologia é apenas parte do sucesso — a estrutura e os processos bem definidos são fundamentais”, reforça Morandi.
Próximos passos: IA como copiloto estratégico
Com essa base consolidada, a Natura se prepara agora para avançar em modelos preditivos, integrando a inteligência artificial de forma ainda mais profunda no cotidiano das equipes financeiras, como um verdadeiro copiloto de decisões.
“A Natura mostra como é possível transformar desafios complexos em oportunidades de inovação com apoio da tecnologia. Esse projeto é um exemplo de como a IA pode impulsionar resiliência, eficiência e decisões mais inteligentes”, conclui Adriano Testoni, vice-presidente de Vendas da SAP Brasil.