
Um novo golpe tem circulado no WhatsApp, onde golpistas se passam pelos Correios para cobrar supostas taxas de importação de encomendas internacionais. A fraude é feita por meio de mensagens falsas que informam a retenção do pedido e exigem uma ação imediata do destinatário — normalmente clicando em um link malicioso.
O golpe foi relatado por uma cliente da Shein ao Canaltech. Segundo ela, a mensagem chegou poucos dias após a finalização da compra na loja. O texto dizia:
“Aqui é dos Correios, responsáveis pelo transporte e entrega do seu pedido. No momento, sua encomenda está retida em nosso Centro de Distribuição e é necessário que você tome uma ação para que possamos prosseguir com a entrega.”
A mensagem, aparentemente legítima, continha o nome e o endereço da vítima, além de uma imagem com duas versões da logomarca dos Correios — sendo a mais antiga em destaque.
Em seguida, o contato apresentava um link com um código de rastreio e prometia liberar a entrega assim que a “regularização” fosse feita. O endereço do link, no entanto, não utilizava o domínio oficial dos Correios.
A mensagem ainda oferecia dois botões:
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“Já fiz isso”, para simular a confirmação de pagamento;
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“Denunciar e bloquear”, que imita uma opção legítima do WhatsApp, mas não possui qualquer função real.
Outros casos semelhantes
O mesmo tipo de golpe também foi denunciado por outros usuários nas redes sociais e fóruns, como o Reddit. Em algumas variações, os golpistas afirmam que a encomenda está retida por “análise de órgãos competentes” e criam um senso de urgência, incentivando a vítima a agir rapidamente com frases como “quanto antes concluir, mais rápido o pacote sai para entrega”.
Embora os links usados nos golpes variem, nenhum deles pertence a domínios oficiais dos Correios ou de órgãos como a Receita Federal. A investigação do Canaltech identificou que os dados dos proprietários desses domínios foram ocultados, dificultando a identificação dos responsáveis.
Correios alertam: não cobramos taxas pelo WhatsApp
Procurada, a empresa dos Correios confirmou que não envia mensagens via WhatsApp, SMS ou e-mail para cobrança de taxas ou notificações sobre objetos retidos.
“A empresa monitora constantemente esse tipo de ação contra clientes e segue alertando sobre a disseminação de mensagens falsas, usando o nome e a marca da estatal de forma indevida. Sempre que necessário, a Polícia Federal é acionada”, afirmou a estatal.
Shein também alerta consumidores
Diante da frequência desses golpes, a Shein incluiu um aviso em seu aplicativo oficial, visível ao acessar o chat de atendimento. A empresa esclarece que não realiza cobranças de impostos via WhatsApp, SMS ou e-mail e alerta sobre tentativas de fraude.
“Nestes casos, os golpistas simulam o uso do nome e imagem dos Correios ou alegam estar ajudando com reembolsos, induzindo o cliente a realizar determinadas ações. É importante destacar que este é um método criminoso em que, por meio de links maliciosos, fraudadores direcionam o usuário a sites falsos para roubar informações pessoais e dinheiro”, destaca o comunicado.
Como se proteger desses golpes
Golpes como esse podem atingir qualquer consumidor que realiza compras internacionais — seja pela Shein ou por outras plataformas. Para se proteger, é essencial:
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Desconfiar de mensagens recebidas fora dos canais oficiais da loja ou dos Correios;
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Verificar o endereço do link antes de clicar — domínios oficiais dos Correios usam “correios.com.br”;
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Não fornecer dados pessoais ou realizar pagamentos fora dos ambientes autorizados;
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Denunciar o número via WhatsApp e bloquear o contato imediatamente.
Se você suspeita que foi alvo do golpe, registre um boletim de ocorrência e entre em contato com a loja e os Correios por seus canais oficiais.