
A Sabesp e a Vivo firmaram o maior contrato global de Internet das Coisas (IoT), avaliado em aproximadamente R$ 3,8 bilhões, para modernizar o sistema de medição de água em São Paulo e São José dos Campos. O projeto transformador inclui a instalação de hidrômetros inteligentes em todos os imóveis dessas cidades até 2029, além de investimentos robustos em equipamentos, infraestrutura e soluções de automação e conectividade.
Com essa iniciativa pioneira, São Paulo será a primeira grande metrópole do mundo a contar com 100% da sua medição de água realizada de forma inteligente. A conectividade utilizada será baseada em redes móveis adaptadas especialmente para a comunicação entre dispositivos, viabilizando uma leitura precisa, em tempo real e à distância.
“Este será o maior projeto de IoT e de medição inteligente de água do planeta. Todos os imóveis poderão acompanhar o consumo em tempo real pelo celular, sem a necessidade de visitas presenciais”, explica Dênis Maia, diretor-executivo de Clientes e Tecnologia da Sabesp.
Além da medição remota, o sistema trará funcionalidades acessíveis por aplicativo, site e canais digitais da Sabesp. Os usuários poderão consultar o histórico de consumo, receber alertas automáticos sobre uso excessivo (como em casos de vazamento), emitir segunda via da fatura e solicitar serviços ou atualizações cadastrais.
Débora Bortolasi, vice-presidente B2B da Vivo, destaca o impacto da tecnologia na gestão urbana:
“Esse projeto representa um marco na digitalização da infraestrutura das cidades. Estamos entregando uma solução integrada com IoT, inteligência artificial e automação, posicionando a Vivo como protagonista na transformação digital de serviços essenciais.”
A parceria entre Sabesp e Vivo inaugura uma nova era no saneamento básico, unindo tecnologia, sustentabilidade e eficiência para oferecer um serviço de qualidade superior à população e garantir o uso racional dos recursos hídricos.