EconomiaNews
Tendência

Consumo Digital em São Paulo: 50% da População Usa Aplicativos para Compras e Serviços em 2025

Pesquisa Seade SP TIC revela perfil do consumidor digital, crescimento do Pix e predominância do celular nas transações online no Estado de São Paulo

O crescimento das tecnologias digitais e o maior acesso à internet estão transformando os hábitos de consumo no Estado de São Paulo. A mais recente pesquisa Seade SP TIC, referente a 2025, aponta que metade da população paulista já utiliza aplicativos para realizar compras ou contratar serviços online. Esse percentual, estável desde 2023, confirma a consolidação dessa forma de consumo que oferece praticidade, mobilidade e acesso imediato a uma ampla variedade de produtos e serviços. A coleta dos dados foi feita por meio de URA (Unidade de Resposta Audível), um método remoto que garante rapidez e abrangência na pesquisa.

O estudo destaca que o uso de aplicativos para consumo é maior na capital, com 53% dos moradores aderindo a essa prática, enquanto no interior o índice também é significativo, atingindo 47%. O perfil dos usuários indica que a maioria pertence às faixas etárias mais jovens, possui ensino superior completo e renda familiar superior a dez salários mínimos. Em contrapartida, o uso é menos comum entre pessoas com ensino fundamental, renda baixa e idosos com mais de 60 anos.

De acordo com a Fundação Seade, a diferença entre capital e interior está relacionada à dinâmica desse mercado, que depende de uma base de consumidores ampla e concentrada para viabilizar economicamente as plataformas digitais. Além disso, as compras via aplicativo são escolhidas pela conveniência de poder comprar a qualquer hora e local, pela facilidade do uso do smartphone, pelas promoções exclusivas, programas de fidelidade e diversidade de ofertas.

Outro ponto importante é o celular como principal dispositivo para compras, utilizado por 80% dos consumidores digitais. Em relação aos métodos de pagamento, o cartão de crédito continua sendo o mais utilizado, mas o Pix vem ganhando espaço, especialmente entre consumidores com menor escolaridade e renda familiar de até um salário mínimo. No período de 2023 a 2025, o uso do Pix para pagamentos via aplicativo cresceu de 19% para 27%.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo