
A Serasa Experian estima que o Brasil tenha registrado mais de 6,4 milhões de tentativas de fraude entre janeiro e junho de 2025. Isso significa, em média, uma tentativa a cada 2,4 segundos em todo o território nacional. Caso esses golpes fossem consumados, o prejuízo potencial para consumidores e empresas poderia chegar a R$ 39,8 bilhões, reforçando a importância da prevenção contínua contra fraudes no ambiente digital.
Segundo Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, “o volume estimado de tentativas de fraude no primeiro semestre reforça a urgência de investimentos constantes em autenticação, análise comportamental e tecnologias antifraude em múltiplas camadas. Proteger dados e garantir jornadas digitais seguras é um desafio crescente que deve ser prioridade para empresas e consumidores.”
O Fraudômetro, ferramenta da datatech, projeta em tempo real o volume estimado de tentativas de fraude no Brasil. O cálculo é baseado na média histórica consolidada dessas ocorrências, por meio do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Os dados gerados ajudam a conscientizar consumidores e empresas sobre a dimensão e os riscos das fraudes digitais.
Dicas para consumidores evitarem fraudes:
-
Mantenha seus documentos, celular e cartões protegidos com senhas fortes para acesso a aplicativos;
-
Desconfie de ofertas muito abaixo do preço de mercado, especialmente para viagens e serviços, pois golpes utilizam nomes de lojas conhecidas para roubo de dados;
-
Evite clicar em links ou abrir arquivos recebidos em grupos de mensagens nas redes sociais, pois podem conter vírus ou direcionar para sites inseguros;
-
Cadastre suas chaves Pix apenas em canais oficiais, como apps bancários, Internet Banking ou agências;
-
Nunca forneça senhas ou códigos de acesso fora do site ou aplicativo oficial do banco;
-
Confirme pessoalmente ou por ligação qualquer pedido de transferência feito por amigos ou familiares, para evitar clonagem de contatos;
-
Informe dados pessoais e de cartão somente em ambientes seguros;
-
Utilize ferramentas de monitoramento da Serasa para acompanhar seu CPF e receber alertas em caso de movimentações suspeitas.
Recomendações para empresas combaterem fraudes:
-
Invista em tecnologias avançadas de prevenção à fraude para proteger suas operações;
-
Garanta a qualidade e atualização constante das bases de dados usadas em soluções antifraude;
-
Conheça o perfil dos seus usuários e minimize pontos de fricção na jornada digital para melhorar a experiência sem abrir mão da segurança;
-
Utilize a prevenção como alavanca para aumentar receita, aplicando orquestração inteligente de soluções que maximizem segurança, reduzam perdas e agilizem a experiência de compra.
Em um cenário digital cada vez mais conectado e com fraudes em constante evolução, a prevenção em múltiplas camadas torna-se uma necessidade estratégica para empresas e consumidores.
O Fraudômetro da Serasa Experian baseia-se no Indicador de Tentativas de Fraude, que combina o volume total de consultas de CPFs na base da empresa com a estimativa de risco de fraude calculada por modelos probabilísticos avançados. Além disso, considera o número de tentativas de fraudes detectadas via verificação documental, biometria facial e validação cadastral, usando dados nacionais e tecnologia global consolidada pela Experian.