
A Allianz Life, subsidiária norte-americana do grupo Allianz, sofreu uma grave invasão cibernética que comprometeu os dados de uma parcela significativa de seus clientes. A empresa estima ter cerca de 1,4 milhão de clientes atualmente, e projeções preliminares sugerem que ao menos 1 milhão podem ter sido impactados pelo vazamento.
De acordo com a companhia, medidas emergenciais foram tomadas assim que o ataque foi identificado. “Tomamos ações imediatas para conter e mitigar o problema e notificamos o FBI [Departamento Federal de Investigação dos EUA]”, informou a empresa em nota oficial.
Como ocorreu o ataque cibernético
Segundo as informações divulgadas até o momento, não há evidências de que os hackers tenham acessado diretamente a rede interna da Allianz Life. O ataque, no entanto, teve como alvo um sistema em nuvem de terceiros utilizado pela empresa, permitindo que os invasores obtivessem dados sensíveis de clientes, parceiros corporativos e funcionários.
A Allianz também confirmou que iniciou o processo de notificação individual aos clientes potencialmente afetados. A investigação está sendo conduzida em colaboração com a Procuradoria-Geral do estado do Maine.
Sobre a Allianz Life
A Allianz Life atua nos Estados Unidos como uma das subsidiárias do grupo Allianz, oferecendo produtos financeiros e soluções para aposentadoria, como anuidades fixas e variáveis, além de seguros de vida. A empresa mantém uma extensa rede de distribuição com mais de 100 mil agentes no país.